Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo para submissão de projetos de pesquisa do ciclo 2019-2020

Aberto prazo para submissão de projetos de pesquisa do ciclo 2019-2020

Além de apoio financeiro para o desenvolvimento dos trabalhos, oferta prevê 218 bolsas a estudantes. As propostas devem ser submetidas até 29 de abril.
por Juliana Aragão publicado: 12/04/2019 13h46 última modificação: 20/08/2019 12h30

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta sexta-feira, 12, o prazo para submissão de projetos de pesquisa e indicação de estudantes bolsistas do ciclo 2019-2020 da iniciação científica. O edital, publicado na Central de Seleção, prevê apoio financeiro para o desenvolvimento dos trabalhos e o pagamento de bolsas aos estudantes envolvidos.

As propostas de pesquisas devem gerar produtos ou processos com foco na busca por soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade. Com vistas ao desenvolvimento regional, poderão ser criados protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos, procedimentos, dentre outros.

Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar, no máximo, três estudantes e respectivos planos de trabalho. Poderá ter ainda a participação de outros dois pesquisadores (professores orientadores).

Os projetos de pesquisa devem ser coordenados e orientadores por docentes do IFMS, que não podem ter pendências com programas geridos pela Pró Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como outras instâncias do IFMS e/ou do CNPq. O Currículo Lattes deve estar atualizado há, no mínimo, seis meses.

O coordenador deve submeter a proposta até 29 de abril no Sistema de Unificação da Administração Pública (Suap). Foram elaboradas orientações para submissão do projeto de pesquisaatualização do Currículo Lattes.

Apoio - Entre agosto deste ano e julho de 2020, serão ofertadas bolsas para até 218 estudantes do ensino médio e da graduação do IFMS envolvidos com as pesquisas, no valor mensal de R$100,00 e R$400,00, respectivamente.

Cada projeto também poderá obter apoio financeiro para o custeio dos insumos que serão utilizados na pesquisa, o que inclui aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, além de instalação, recuperação e manutenção de aparelhos.

São previstas parcelas únicas de R$200,00 para projetos do ensino médio e R$400,00 para os da graduação. Os valores são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi)

Este edital é regido Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) e por Programas Institucionais de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cronograma - As inscrições validadas serão divulgadas até 14 de maio. Os resultados preliminar e final deverão ser publicados nos dias 12 e 25 de junho, respectivamente.

Os projetos deverão ser executados a partir de agosto deste ano. As datas importantes da seleção constam no cronograma (item 4 do edital), assim como as orientações para submissão das propostas e quesitos a serem avaliados.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento, ligada à Propi, pelo e-mail .

Iniciação Científica - Os estudantes selecionados poderão participar, como bolsistas ou voluntários, dos seguintes programas:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM): busca incentivar a formação de novos pesquisadores, capazes de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, privilegiando a participação ativa de estudantes de cursos de nível médio em projetos de pesquisa;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): tem por objetivos despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF): visa despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação beneficiário de políticas de ações afirmativas para o ingresso no ensino superior, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti): busca contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além de contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas instaladas na área de abrangência dos campi do IFMS.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da Pesquisa do site institucional.

Oferta de bolsas para o ciclo 2019-2020

Programa Bolsas IFMS Bolsas CNPq