Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto processo de escolha de membros do Conselho Superior para 2018-2019

Novo Cosup

Aberto processo de escolha de membros do Conselho Superior para 2018-2019

Servidores, estudantes, egressos e sociedade civil organizada poderão se inscrever a partir de sexta-feira, 3.
por Laura Silveira publicado: 01/11/2017 14h08 última modificação: 01/11/2017 14h19

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quarta-feira, 1º, os editais para eleição da nova composição do Conselho Superior (Cosup) para 2018-2019. As regras são para a escolha de representantes da comunidade interna (docentes, técnicos-administrativos e estudantes), dos egressos e da sociedade civil.

Os documentos estão disponíveis na página oficial da consulta, onde também foram disponibilizadas todas as informações sobre o processo.

“A eleição do Cosup é um momento importante da instituição, pois é a escolha dos conselheiros que irão compor o órgão máximo do IFMS, no qual importantes processos são deliberados. A participação da comunidade, como candidatos e eleitores, é fundamental para que o processo tenha a maior legitimidade possível”, apontou o presidente da Comissão Eleitoral, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka.

No processo de escolha interna, poderá ser candidato a conselheiro o docente e o técnico-administrativo do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, e o discente regularmente matriculado em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância, com idade mínima de 16 anos completos até a data limite para a inscrição da candidatura.

O processo eleitoral é conduzido pela Comissão Eleitoral e pelas Subcomissões Eleitorais dos Campi e da Reitoria do IFMS.

Inscrições – Servidores e estudantes deverão se inscrever entre 3 e 12 de novembro, via formulário de inscrição disponibilizado na página da consulta.

“A participação da comunidade,  como candidatos ou eleitores, é fundamental para que o processo tenha a maior legitimidade possível”, apontou o presidente da Comissão Eleitoral, Marco Naka.

"A orientação é que os interessados em se candidatar já organizem a documentação necessária. O estudante deve pegar o comprovante de matrícula na Central de Relacionamento do campus, e os servidores precisam de uma cópia em PDF do assentamento funcional, disponível na página de dados pessoais do Suap [Sistema Unificado de Administração Pública]", explicou Naka.

A eleição está marcada para 5 de dezembro, simultaneamente em todas as unidades da instituição. Cada eleitor poderá votar em até quatro candidatos distintos pertencentes à sua categoria.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 12 de dezembro. Serão escolhidos quatro titulares e quatro suplentes para representantes de cada uma das três categorias (docentes, técnicos-administrativos e estudantes).

Outros membros – O Cosup também é composto por egressos (ex-alunos) da instituição. Para participar, é necessário ter certificado ou diploma de conclusão de curso (educação básica ou superior) do IFMS, ter mais de 16 anos e não possuir vínculo profissional ou estudantil vigente com o Instituto.

As inscrições homologadas serão analisadas pela presidência do Conselho, que escolherá dois titulares, sendo um do nível médio e um da educação superior, e seus respectivos suplentes.

A participação social no órgão máximo do IFMS se dá por membros da sociedade civil organizada (entidades de trabalhadores, patronal e estatal). Um dos requisitos para a candidatura nesta categoria é não possuir vínculo funcional ou estudantil com a instituição.

As inscrições homologadas serão analisadas pelo Colégio de Dirigentes (Codir) e Cosup, que escolherão duas instituições de cada segmento.

Os interessados nas duas categorias poderão se inscrever entre 3 e 12 de novembro via formulários disponibilizados na página da consulta, onde também estão publicados os editais com regras de participação e o cronograma do processo.

Cosup – De caráter consultivo e deliberativo, é o órgão colegiado máximo da instituiçãotendo caráter normativo, consultivo e deliberativo. Com sede em Campo Grande (MS), tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.

A previsão é que a posse dos novos membros eleitos seja realizada em fevereiro de 2018.

Além dos servidores, estudantes, egressos e sociedade civil, é formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), Colégio de Dirigentes (Codir) do IFMS e ex-reitor da instituição.