Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha para cadastro de doador de medula é realizada em Coxim

Compromisso Social

Campanha para cadastro de doador de medula é realizada em Coxim

Este é o quarto ano que o IFMS promove a conscientização sobre o tema no município. Cerca de 600 doadores já foram cadastrados na iniciativa.
por Laura Silveira publicado: 15/06/2018 10h27 última modificação: 15/06/2018 10h41
Exibir carrossel de imagens Edição 2018 da campanha foi lançada na quarta-feira, 13

Edição 2018 da campanha foi lançada na quarta-feira, 13

Conscientizar sobre a importância da doação de medula óssea, aumentar o número de doadores cadastrados no município e, consequentemente, as chances de salvar vidas. Esses são os objetivos da campanha lançada na quarta-feira, 13, pelo Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Além de servidores do campus, estavam presentes no lançamento da campanha representantes do Banco de Sangue de Coxim, Exército, Bombeiros, Câmara Municipal, líderes religiosos e autoridades locais. Na ocasião, a enfermeira do IFMS, Maiara Diniz, ministrou uma palestra sobre o tema.

Esta é a quarta edição da iniciativa, já realizada nos anos de 2013, 2014 e 2016. Com as campanhas, foram cerca de 600 novos doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Neste ano, pela primeira vez o cadastro de doadores ocorrerá em três datas. No dia 25 de junho, a ação será no próprio campus do IFMS, das 18h às 21h, durante a Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023), documento que irá definir os objetivos e metas da instituição para os próximos cinco anos.

No dia 29 de junho, a ação será das 17h às 20h, na Feira da Concha Acústica. O cadastro também poderá ser feito no Exército, no dia 5 de julho.

Cadastro - Para se cadastrar, o interessado deve ter entre 18 e 55 anos. É necessário preencher uma ficha com informações pessoais, e será retirada uma pequena quantidade de sangue (10 ml) do voluntário à doação.

“Quando a pessoa se cadastra, é importante que ela entenda como é a doação para que não desista caso seja avisada sobre a compatibilidade”, apontou a assistente social Adriana Naressi, presidente da comissão organizadora da campanha.

“O importante não é a quantidade de doadores que vamos cadastrar, mas a conscientização sobre o assunto. Quando a pessoa se cadastra, é importante que ela entenda como é a doação para que não desista caso seja avisada sobre a compatibilidade”, apontou a assistente social Adriana Naressi, presidente da comissão organizadora da campanha.

Adriana também ressalta que, além de se cadastrar, é importante manter os dados atualizados no site do Redome.

Os interessados na campanha podem entrar em contato com o Campus Coxim pelo telefone (67) 3291-9657 ou .

Campanha - A primeira edição foi realizada em 13 de junho de 2013. Foram 196 cadastros em cinco horas de atendimento. No ano seguinte, a iniciativa integrou a campanha de Natal, em 5 de dezembro. Foram realizados 161 cadastros.

Nos dias 3 e 4 de novembro de 2016, com ações em parceria com o Exército, foram totalizados 238 cadastros.

“A ideia de realizar a campanha começou quando a irmã de um servidor do campus estava precisando do transplante de medula. A partir daí, continuamos realizando a iniciativa por percebermos o quanto ela é importante. Nosso trabalho já começou a dar frutos”, apontou a assistente social.

Os frutos a que Adriana se refere são as compatibilidades descobertas recentemente de um técnico-administrativo e de um ex-estudante do campus, ambos cadastrados como doadores durante a iniciativa do IFMS.

O processo para a possível doação de medula dos dois está em andamento. Isso porque após o primeiro contato com o voluntário, são necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde. Somente após essas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e fazer a doação.

Mas, a notícia da possível compatibilidade já foi comemorada por todos do Campus Coxim. Isso porque, nesse tipo de doação – conhecida como não aparentada – as chances de compatibilidade são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média. “Uma só pessoa que conseguirmos salvar já será uma grande conquista”, finalizou a assistente social.

A doação também pode ser aparentada, quando o doador é uma pessoa da própria família, em geral um irmão ou um dos pais. Neste caso, há cerca de 25% de chances de encontrar um doador compatível.

Números - O Redome possui atualmente 4.584.204 doadores cadastrados. Na região Centro-Oeste, são quase 439 mil. Desses, mais de 140 mil são de Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com os dados do Registro Nacional, atualmente são cerca de 850 pacientes em busca de doador não aparentado.

Em Campo Grande, os interessados em se cadastrar podem procurar o Hemosul, localizado na Av. Fernando Côrrea da Costa, n° 1304. O contato pode ser feito pelo telefone (67) 3312-1500. Nos outros municípios do Estado, os locais de atendimento estão disponíveis no informativo disponibilizado pelo Hemosul

Campanha de Cadastro de Doador de Medula Óssea em Coxim

Data Local
25 de junho Campus Coxim do IFMS, das 18h às 21h