Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Grande tem três opções de cursos técnicos integrados

Exame de Seleção 2020

Campo Grande tem três opções de cursos técnicos integrados

Nesse tipo de curso, o estudante faze o ensino médio junto com o curso técnico em Eletrotécnica, Informática ou Mecânica. As inscrições seguem até 6 de novembro.
por Juliana Aragão publicado: 20/09/2019 11h46 última modificação: 21/11/2019 14h56

Em Campo Grande, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece três opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio que preparam profissionais para setores como serviços, comércio e indústria. O estudante que conclui o ensino fundamental pode optar pelo curso técnico em Eletrotécnica, Informática ou Mecânica. As inscrições no Exame de Seleção 2020, processo seletivo para ingresso nesse tipo de curso, estão abertas.

No curso técnico integrado, o estudante cursa o ensino médio junto com o curso técnico escolhido. Com o certificado em mãos, é possível trabalhar na área ou ingressar em um curso de graduação.

  • No IFMS, além do curso técnico integrado, o estudante pode fazer atividades como coral e teatro

Para o curso técnico em Eletrotécnica são oferecidas 40 vagas no período matutino. Nas aulas, o conhecimento adquirido na área é bastante amplo. O estudante passa a entender como funciona o sistema elétrico de um simples eletrodoméstico e de uma complexa usina hidrelétrica. O campo de atuação é diversificado, o que inclui empresas de energia, indústrias e prestadores de serviços em telecomunicações, entre outras atividades.

"Fazer instalação elétrica de uma casa e montar um motor caseiro foram as atividades que eu mais gostei”, comenta o estudante de Eletrotécnica, Luiz Miguel Quintana.

Luiz Miguel Quintana, 18, cursa o 7º semestre de Eletrotécnica. As aulas práticas são as preferidas. “O que a gente aprende nos laboratórios está dentro da realidade do nosso dia a dia. Fazer instalação elétrica de uma casa e montar um motor caseiro foram as atividades que eu mais gostei”, comenta.

O estudante aproveita tudo que o IFMS oferece. Já fez coral, teatro e, atualmente, desenvolve um projeto de pesquisa na área de literatura que será apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec). “A pesquisa aborda a utilização do RPG como auxiliar no letramento literário. O jogo, enquanto ferramenta educacional, pode ser incorporado a práticas de leitura e de criação literária”.

  • Turma do último semestre de Informática já está desenvolvendo o trabalho de conclusão do curso

Outras 80 vagas são oferecidas no período vespertino para o curso técnico em Informática, historicamente o mais concorrido do IFMS. Nas aulas, o estudante aprende a desenvolver programas e fazer a manutenção de computadores, além de instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos, e redes em locais de pequeno porte. O técnico pode atuar em empresas de assistência técnica, além de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

“Aprender a fazer um site do zero e entender como a internet funciona faz você sentir que pode criar qualquer coisa", comenta a estudante Larissa Ortiz.

Larissa Ortiz, 19, aluna do 7º semestre de Informática, só vê benefícios em fazer o curso técnico integrado ao ensino médio. “Temos as matérias técnicas e as da base comum curricular juntas, ou seja, não precisamos fazer um curso a parte. Além disso, os professores são ótimos, tanto na parte de programação como das disciplinas do ensino médio, como matemática”.

A estudante, que adora criar imagens digitais e utilizar a impressora 3D do IFMaker, laboratório de inovação do campus, é uma apaixonada pela informática. “Aprender a fazer um site do zero e entender como a internet funciona faz você sentir que pode criar qualquer coisa. Meu trabalho de conclusão de curso, por exemplo, é para ensinar programação a crianças”.

A jovem destaca ainda a participação em um projeto de extensão. “Fomos a uma aldeia indígena em Aquidauana onde apresentamos os jogos matemáticos Africanos aos moradores. A experiência me fez crescer não só como estudante, mas também como ser humano”.

  • No curso técnico em Mecânica, estudantes têm aulas práticas de usinagem

Para o curso técnico em Mecânica, são oferecidas 40 vagas no período matutino. As disciplinas ensinam como é possível auxiliar na elaboração de projetos e desenhos de equipamentos mecânicos, em atividades de cálculos técnicos, orçamentos e especificações de materiais. Indústrias do setor metal-mecânico, comércio de máquinas e implementos agrícolas, e empresas de produção industrial e manutenção são algumas das opções de atuação.

“Gosto muito da parte prática da mecânica, como usinagem, hidráulica, pneumática e desenho”, pontua a estudante Ana Laura Ferreira.

Ana Laura Ferreira, 18, está no 7° semestre de Mecânica. Optou por esse curso técnico porque pretende fazer faculdade de Arquitetura e acredita que o conhecimento adquirido será aproveitado. “Gosto muito da parte prática da mecânica, como usinagem, hidráulica e pneumática e, principalmente, desenho mecânico e técnico”, pontua.

A estudante, que já atuou como monitora por dois anos, participou também de um projeto de pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). “Elaboramos o projeto estrutural de uma máquina de fazer barrinhas de cereais para um assentamento de famílias extrativistas”, explica.

No período de três anos e meio em que faz o curso técnico integrado no IFMS, o estudante pode participar de projetos de extensão e pesquisa, inclusive sendo bolsista de iniciação científica. Recentemente, a série de reportagens "Aqui Tem Ciência e Tecnologia" mostrou alguns projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes da capital.

Exame de Seleção 2020 - O IFMS oferta, ao todo, 1.440 vagas em 11 diferentes opção de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Metalurgia.

Além dessas opções, o IFMS passa a ofertar, a partir de 2020, dois novos cursos no Campus Coxim: o técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que será ofertado no lugar do técnico em Informática, e o técnico em Aquicultura, já ofertado pelo campus na modalidade subsequente.

Para saber mais, acesse as páginas dos cursos técnicos integrados do IFMS.

Requisitos - Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

Inscrições - Devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção até o dia 6 de novembro.

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil até 7 de novembro.

Será concedida isenção da taxa de inscrição aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública. A isenção deve ser solicitada até 10 de outubro, no ato da inscrição. 

Confira abaixo o passo a passo das inscrições:

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Prova - Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro.

Na página do Exame de Seleção 2020 estão disponíveis mais informações sobre os cursos ofertados e as provas anteriores do processo seletivo.

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é .

Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Técnico em Informática Vespertino 80
Técnico em Mecânica Matutino 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Metalurgia Vespertino 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino 40
Técnico em Aquicultura Vespertino 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Vespertino 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino 80