Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus conquista etapa regional de festival de teatro

Coxim

Campus conquista etapa regional de festival de teatro

Estudantes do Campus Coxim conquistaram os prêmios de melhor peça, melhor texto e melhor ator, durante a 8.ª edição do Festival Estudantil de Trânsito (Fetran) – etapa Taquari.
por Osvaldo Sato publicado: 17/08/2017 10h18 última modificação: 24/10/2017 13h46
Exibir carrossel de imagens Campus Coxim conquistou três prêmios na etapa regional do Fetran - Foto: Arquivo pessoal

Estudantes do Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram os prêmios de melhor peça, melhor texto, do acadêmico Rafael Silva, e melhor ator, para o aluno Daniel Coelho, durante a oitava edição do Festival Estudantil de Trânsito (Fetran) – etapa Taquari.

Com a peça “Se a gente quiser, dá para mudar o final”, o Grupo Teatral do IFMS – Campus Coxim concorreu na categoria juvenil do Fetran, realizado na última quinta-feira, 10, no município.

Oito estudantes de nível médio do campus atuaram na peça, que abordou situações de risco no trânsito, como uso de celular ao volante e desrespeito ao sinal vermelho. pelas regras do Fetran, todas as peças devem tratar questões relacionadas ao tema.

Para o coordenador do grupo e professor do IFMS Alexandre Faria, o destaque do trabalho não se deve à história, uma vez que todas as apresentações tiveram argumentos semelhantes, mas sim à abordagem proposta pelo grupo.

“Utilizamos uma linguagem mais teatral, distante da televisão e do cinema, com pouco figurino e elementos cênicos. Eu não preciso de um carro em cena para dizer que ali há um carro”, avaliou Alexandre, que atua há mais de 40 anos.

Com a premiação como a melhor peça, o grupo se classificou para a etapa estadual do Festival, prevista para ser realizada de 16 a 22 de setembro, em Campo Grande.

Grupo Teatral – Composto por cerca de 14 estudantes de cursos técnicos integrados e de nível superior, o grupo foi formado durante o Festival de Arte e Cultura de 2016 e, desde então, tem realizado ensaios e se apresentado em diversas oportunidades.

O professor Alexandre Faria explica que o grupo nasceu do curso ofertado por ele e pela professora Marta Nogueira e que tem contribuído com a formação dos estudantes no IFMS.

“O envolvimento dos alunos com o teatro pode ser transformador. Ele estimula nos estudantes valores como o comprometimento, a responsabilidade e o relacionamento interpessoal”, destacou Alexandre.

O professor ressalta ainda a atuação do docente Wilkler Magalhães, que integrou o quadro de servidores do Campus Coxim e hoje está lotado no Campus Aquidauana, como grande incentivador do teatro na instituição.

Arte e Cultura – Nesta edição 2017, o Festival de Arte e Cultura de Coxim será realizado nos dias 21 e 22 de setembro.

O evento conta com concursos de fotografia, pintura e videoclipe, show de calouros e apresentações de dança. As inscrições para participação nos concursos já estão abertas. A programação completa será divulgada neste mês de agosto.

A coordenadora do evento, Janayna Barbosa, conta que a comunidade escolar está se preparando para o evento. “A equipe está divulgando nas escolas do município o show de talentos, os alunos da oficina de dança estão se preparando, e estamos com grandes expectativas para esta segunda edição do Festival”, afirmou.

Esta é a segunda edição do Festival de Arte e Cultura e será realizado em nove unidades do IFMS, já tendo sido realizados eventos em Naviraí, no mês de maio; e em Campo Grande e Nova Andradina, em agosto.

De 22 a 26 de agosto, o Festival será realizado em Jardim e, nos dias 25 e 26, em Dourados. No mês de setembro, além de Coxim, o evento acontece em Corumbá (dias 1º e 2), Aquidauana (de 2 a 6) e Ponta Porã (13 a 15).

Fetran – O Festival Estudantil Temática de Trânsito está em sua 8ª edição e é organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Ministério da Justiça.

Com o tema “Transformando atitudes para salvar vidas”, o Festival é realizado em 30 cidades do Estado, nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil. Participam estudantes das escolas públicas e privadas, bem como das modalidades EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e profissional e tecnológica.

registrado em: , ,