Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Jardim tem sede definitiva inaugurada oficialmente

Campus Jardim tem sede definitiva inaugurada oficialmente

Cerimônia realizada no último dia 21 foi marcada também pela entrega de salas modulares e da usina fotovoltaica, para geração de energia solar.
por Cleyton Lutz publicado: 25/11/2019 17h38 última modificação: 25/11/2019 17h38
  • Inauguração Jardim 4

Placas de inauguração do campus, da usina fotovoltaica e das salas modulares foram descerradas - Foto: Cleyton Lutz

• Inauguração Jardim 3

Tómas Sant'Anna, da Setec/MEC, falou sobre a importância das melhorias na Rede Federal - Foto: Cleyton Lutz

• Inauguração Jardim 2

Luiz Simão Staszczak explicou os benefícios trazidos pelo IFMS à comunidade de Jardim - Foto: Cleyton Lutz

A inauguração oficial do Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi realizada na última quinta-feira, 21, e contou com a presença de um representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), gestores, autoridades locais, além de estudantes e servidores.

“A satisfação por essa conquista é grande. A permanência e o desenvolvimento do IFMS são fatores de transformação na vida de estudantes e servidores, e mostram que somos uma escola de oportunidades”, comentou o reitor pro tempore do IFMS, Luiz Simão Staszczak.

O reitor pro tempore Luiz Simão Staszczak destacou o esforço para implantação do IFMS em Jardim e sua mudança para a sede definitiva.

“A satisfação por essa conquista é grande. O município permitiu que o IFMS se apresentasse à sociedade. A permanência e o desenvolvimento da instituição são fatores de transformação na vida de estudantes e servidores, e mostram que somos uma escola de oportunidades”.

“A inauguração oficial do campus é uma prestação de contas à sociedade. Tivemos a contribuição de gestores, professores, técnicos e estudantes que passaram por aqui e permitiram que vivêssemos isso”, comentou o diretor-geral do campus, Nilson da Silva.

Implantado na terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Campus Jardim do IFMS iniciou as atividades há cinco anos. A mudança para a sede definitiva ocorreu em outubro de 2016.

Melhorias – A cerimônia de inauguração oficial do campus foi marcada também pela entrega de salas modulares e da usina fotovoltaica, para geração de energia solar. O valor investido nas obras de infraestrutura, que soma R$ 488 mil, é proveniente Termos de Execução Descentralizados (TED), viabilizados pelo Governo Federal através da Setec/MEC.

As duas salas modulares inauguradas abrigam um laboratório de desenho técnico e as atividades do FabLab, espaço para incubação tecnológica e robótica, e para o desenvolvimento de outros projetos de pesquisa. Mais de 120 estudantes são atendidos. Outras duas salas modulares estão em processo de instalação.

A usina fotovoltaica prevê a geração anual de 107,2 MWh de energia, com uma economia de quase R$ 46 mil, o que equivale a até 40% da conta de luz do campus. Com a expansão da unidade já prevista pelo IFMS, a economia deverá quase dobrar. Além de gerar energia limpa e promover a economia financeira, o espaço também servirá para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Somadas as duas fases de implantação das usinas fotovoltaicas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o investimento ultrapassa os R$4 milhões.

“Um dos eixos da Setec é a consolidação da Rede Federal. Trabalhamos para que as demandas sejam atendidas. Sabemos da importância dos recursos financeiros, um esforço que tem pautado nosso trabalho”, afirmou o coordenador-geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino da Setec/MEC, Tomás Dias Sant’Ana.

Campus – Construído em um terreno doado pela Prefeitura de Jardim, o campus tem área total de 80 mil m², sendo 1.768 m² de área construída. A unidade possui salas de aula, laboratórios, anfiteatro, biblioteca e espaços para os setores administrativos. O investimento na obra foi de R$ 3,2 milhões.

O campus atende ainda os municípios de Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho e tem, atualmente, mais de 700 estudantes matriculados em diversos níveis e modalidades de ensino.

Além da oferta dos cursos técnicos integrados em Edificações, Informática, Informática para Internet e Manutenção e Suporte à Informática, o ensino superior traz as opções do bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e da licenciatura em Computação, e da especialização lato sensu em Docência para Educação Profissional e Tecnológica.