Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove 3ª edição do Simpósio de Ensino de Ciências

Coxim

Campus promove 3ª edição do Simpósio de Ensino de Ciências

O Simec 2017 é um evento bianual promovido em parceria com a UFMS e UEMS, com objetivo de debater o ensino de ciências no país.
por Osvaldo Sato publicado: 18/09/2017 16h26 última modificação: 19/09/2017 08h03
Divulgação

O Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, de 6 a 8 de novembro, a terceira edição do Simpósio de Ensino de Ciências (Simec 2017). O evento, promovido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), terá atividades desenvolvidas no campus do IFMS e no auditório da UEMS, em Coxim.

Com o tema “A formação de professores e o ensino de Ciências”, o Simec tem como públicos-alvo graduandos de licenciaturas, docentes e técnicos das áreas de Biologia, Ciências, Física, Matemática e Química, e demais licenciados que atuam na educação básica.

“Queremos propor esta discussão sobre o ensino de ciências e as diferenças existentes entre a formação de professores e a formação de bacharéis ou cientistas”, destacou o coordenador do evento, professor Alexandre Faria.

“Em nosso país, por muito tempo, formamos bacharéis em ciências para lecionar as disciplinas. Queremos demonstrar a importância de formarmos professores licenciados para o ensino de ciências”, complementou Alexandre.

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 18, e devem ser feitas no site do Simec 2017, onde está disponível também a programação completa do simpósio. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas possuem inscrições limitadas, como as oficinas. São esperados mais de 800 participantes.

Programação - A programação prevê oficinas sobre literatura e ciência, jogos no ensino de ciências, vídeos experimentais para o ensino de ciências, uso de analogias, segurança em laboratório, entre outros temas.

No último dia, além dos minicursos, está previsto o Seminário de Iniciação à Docência (Semid), com apresentação das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Licenciaturas - A oferta de cursos superiores de licenciatura é um dos objetivos dos Institutos Federais, com ênfase na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de Ciências e Matemática, e para a Educação Profissional.

No IFMS, o Campus Coxim oferta a Licenciatura em Química desde 2011. O curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2015.

A Licenciatura em Química do Campus Coxim alcançou o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, nota considerada muito boa segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O curso recebeu ainda quatro estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE). O resultado constará na publicação Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir de 16 de outubro.

registrado em: ,