Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove mostra de jogos pedagógicos

Naviraí

Campus promove mostra de jogos pedagógicos

A programação incluiu a mostra IFMatematicaS, com a participação de professores e estudantes da Escola Municipal Maria Aquino de Lourdes Sotana, além de atividades voltadas aos idosos da Casa Lar Santo Antônio.
publicado: 20/07/2017 17h08 última modificação: 24/08/2017 16h02

O “I Workshop e Mostra de Jogos”, evento de extensão promovido pelo Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), reuniu estudantes e professores do município na quinta e sexta-feira, 1º e 2 de junho.

Professores das redes estadual e municipal participaram da oficina ” A matemática está em tudo”, oferecida pelo Núcleo Regional de Educação. Os participantes conheceram jogos pedagógicos que podem ser usados durante as aulas.

O evento foi encerrado com o IFMSoletrando, competição de Língua Portuguesa aberta aos estudantes do campus, e com a visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Naviraí à unidade do IFMS.

Parte dos jogos utilizados no workshop foi adquirida pelo campus, enquanto a outra foi desenvolvida pela coordenadora do evento, a pedagoga do IFMS Karine Matilde Teixeira, em suas pesquisas na área.

A pedagoga explica que o “I Workshop e Mostra de Jogos” nasceu a partir das dificuldades que alguns estudantes apresentam em disciplinas como português e matemática.

“Os estudantes têm se divertido bastante com os jogos matemáticos, algo que pode parecer difícil a princípio. Nas atividades, eles compreenderam que o conteúdo pode ser prazeroso e divertido. Na mostra, procuramos oferecer também uma opção para que os docentes possam levar os jogos para aulas ou atividades de nivelamento”, destacou Karine.

Equoterapia – Outro ponto de partida para a realização da atividade foi o projeto “Criação de Instrumento de Estimulação e Avaliação Evolutiva Pedagógica na Equoterapia”, desenvolvido pelo campus em parceria com a Associação do Cavalo de Naviraí.

“Atendemos pessoas cadastradas na Associação. É um projeto que realizamos desde o ano passado e está voltado ao processo cognitivo dos participantes, que são portadores de necessidades especiais ou sofreram algum acidente grave”, explicou a pedagoga.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, a partir de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde e educação. A equitação busca o desenvolvimento biopsicossocial em pessoas com necessidades especiais.

Apoio – Tanto o workshop quanto o projeto de Equoterapia recebem apoio institucional para que sejam realizados. Ambos foram selecionados em editais abertos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS.

O workshop foi selecionado no edital 004/2016, de apoio para o custeio de eventos extensionistas. Já o projeto foi aprovado no edital 005/2016, voltado à seleção de projetos de extensão tecnológica para apoio com bolsas estudantis e auxílio financeiro.

registrado em: ,