Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto voltado à prática da capoeira é promovido em Nova Andradina

Extensão

Projeto voltado à prática da capoeira é promovido em Nova Andradina

São ofertadas 70 vagas, abertas à toda a comunidade. As atividades se iniciam no próximo sábado, 25, na Escola Estadual Luiz Soares Andrade.
por Cleyton Lutz publicado: 22/05/2019 14h12 última modificação: 22/05/2019 14h12

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia no próximo sábado, 25, o projeto de extensão “Lições do Mestre Bimba: capoeira e cultura afro-brasileira”. As atividades serão realizadas na Escola Estadual Luiz Soares Andrade, a partir das 16 horas.

São ofertadas 70 vagas, e as inscrições devem ser feitas no local. Qualquer interessado pode participar. O projeto será realizado semanalmente até o mês de novembro, sempre aos sábados.

A iniciativa busca o resgate de manifestações culturais afro-brasileiras, a partir da capoeira, uma prática social que carrega em si, além de parâmetros históricos específicos dos grupos sociais que a criaram, características das lutas, danças e jogos enquanto componentes da cultura corporal como um todo. 

“Buscamos promover a valorização da identidade negra, por meio da cultura da educação para a convivência e aceitação da diferença e diversidade”, explicou a coordenadora do projeto, Greiciane Antunes.

“Buscamos promover a valorização da identidade negra, por meio da cultura da educação para a convivência e aceitação da diferença e diversidade, além de situar a importância e estimular a valorização da cultura negra e do seu papel na formação do povo brasileiro”, explicou a coordenadora do projeto, Greiciane Antunes. 

Por meio dos encontros, os participantes serão estimulados a participar das rodas, promovendo a integração, contação de histórias, prática musical e contemporização da capoeira.  

A proposta faz parte das ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), existente no Campus Nova Andradina e nos outros nove campi do IFMS.

Comunidade - O Campus Nova Andradina conta com a participação do público externo tanto nas atividades quanto na equipe do projeto. O casal Ailson e Nara Souza, por exemplo, atuará diretamente na prática da capoeira durante os encontros e no aspecto musical a ela relacionada. 

“Procuraremos abordar a questão histórica, observando a capoeira como instrumento de luta da população negra contra o racismo e contra a opressão social. Toda a lição será dentro da roda de capoeira”, explicou um dos realizadores das atividades, Ailson Souza.

“Procuraremos abordar a questão histórica, observando a capoeira como instrumento de luta da população negra contra o racismo e contra a opressão social”, explicou Ailson, 38, que pratica capoeira desde os 15 anos, e será o responsável por orientar as atividades, que terão foco na Capoeira Regional, cujo criador Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, dá nome ao projeto. 

Ele, que também é graduado em História e especialista e História e Cultura Africana e Afro-brasileira, além de militante do movimento negro, destaca ainda como será a dinâmica dos encontros.  

“Toda a lição será dentro da roda de capoeira. É no círculo que acontecem as coisas. Na cultura africana, o círculo tem uma simbologia muito grande, tudo que é circular para o africano está ligado à sabedoria. Será também o espaço para trabalhar história, cultura, antropologia, as questões humanas de maneira geral, apresentando um pouco da cosmovisão afro-brasileira", finalizou Ailson.

A Escola Estadual Luiz Soares Andrade fica na Rua Johann Gill, 1750, bairro Centro Educacional, em Nova Andradina. Com carga horária total de 60 horas, os participantes receberão certificado ao final das atividades.

Extensão - O projeto "Lições do Mestre Bimba" foi contemplado recentemente pelo edital nº 012/2019, voltado a iniciativas de extensão com concessão de bolsas estudantis e auxílio financeiro. 

Por meio do edital, foram selecionados 34 projetos de extensão a serem desenvolvidos ao longo do ano com fomento institucional. O recurso total disponibilizado chega a quase R$ 220 mil. As atividades têm a comunidade externa como público-alvo e abrangem temas como agricultura, informática, robótica e tecnologias. 

registrado em: , ,