Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos a reitor e diretor-geral participam de debates

Eleições 2019

Candidatos a reitor e diretor-geral participam de debates

Nesta segunda-feira, 7, candidatos aos cargos de reitor e diretor-geral do Campus Nova Andradina debatem as propostas. Nos demais campi, debates serão realizados nesta terça-feira, 8.
por Cleyton Lutz publicado: 07/10/2019 09h24 última modificação: 07/10/2019 16h59
  • Sala do Cosup, na reitoria, sendo preparada para o debate ao cargo de reitor - Foto: Ascom/IFMS

• Debate ao cargo de reitor será transmitido por videconferência e ao vivo pelas redes sociais do IFMS - Foto: Ascom/IFMS/p>

Nos próximos dois dias, estudantes e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) terão a oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos aos cargos de reitor e diretor-geral dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas.

Nesta segunda-feira, 7, os candidatos ao cargo de reitor participam do debate a partir das 15 horas, na sala do Conselho Superior (Cosup), na reitoria, com transmissão aos campi por videoconferência e ao vivo pelas contas oficiais do IFMS no Facebook e YouTube

A partir das 19 horas, o debate é entre os candidatos a diretor-geral do Campus Nova Andradina, na Câmara Municipal da cidade. Os outros nove campi promovem debates nesta terça-feira, 8. Os locais e horários constam nas deliberações nº 009 e 043, publicadas na página das Eleições 2019.

Os eventos são abertos aos interessados e, em algumas unidades, transmitidos ao vivo pela internet para servidores e estudantes do IFMS. A gravação, de acordo com a Comissão Eleitoral Central, será disponibilizada posteriormente.

Debates - Com duração máxima de duas horas e meia e divididos em quatro blocos, os debates têm como mediadores representantes das comissões eleitorais locais.

Além da apresentação de cada candidato - com seu respectivo currículo e plano de gestão -, os debates têm perguntas sobre temas indicados pela comunidade, perguntas entre os candidatos e as considerações finais. Conheça as regras:

1º bloco: apresentação dos candidatos (15 minutos por candidato)

2º bloco: perguntas e respostas sobre quatro temas sugeridos pela comunidade (3 minutos para cada tema)

3º bloco: perguntas entre candidatos, sendo duas para cada um (3 minutos, incluindo réplicas e tréplicas)

4º bloco: considerações finais (2 minutos por candidato)

A presidente da Comissão Eleitoral Central, Mariana de Oliveira, lembra que estudantes e servidores tiveram um papel fundamental na escolha dos temas que serão debatidos.

“Os temas escolhidos vieram das reuniões feitas pelos candidatos, coletados pelas comissões locais, e também por meio do envio de formulários a servidores e estudantes”, explica Mariana.

“Será uma oportunidade para que os eleitores tirem suas dúvidas e verifiquem o nível de preparo dos candidatos para a gestão institucional”, destaca Mariana Oliveira, presidente da Comissão Eleitoral Central.

A presidente da Comissão reforça que a participação nos debates é uma importante ferramenta para estimular o processo democrático e o voto consciente.

“A comunidade poderá identificar nos planos de gestão os pontos essenciais de cada um. Também será uma oportunidade para que os eleitores tirem suas dúvidas e verifiquem o nível de preparo dos candidatos para a gestão institucional”, destaca.

As normas para a realização dos debates estão especificadas na Deliberação nº 5 do processo eleitoral.

Votação – Ocorrerá na quarta-feira, 9, simultaneamente nos dez campi e na reitoria do IFMS, por meio de sistema eletrônico, sendo o voto secreto e facultativo.

Os eleitores serão identificados pelo crachá ou documento oficial com foto. As listas dos eleitores aptos a votar estão disponíveis na página das Eleições 2019

No processo de consulta, será atribuído o peso de um terço para docentes, um terço para técnico-administrativos e um terço para estudantes, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento.

A apuração dos votos terá início no mesmo dia da votação, a partir das 20h30. A divulgação dos eleitos está prevista para quinta-feira, 10. Será considerado eleito o candidato que tenha obtido maior percentual de votação, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado, em relação ao total de votos efetivados.

Debates para reitor e diretor-geral do IFMS

Cargo Data Local Horário
Reitor do IFMS 07/10 Reitoria - Sala do Cosup 15h