Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta pública à minuta do PDI termina nesta quarta-feira

PDI 2019-2023

Consulta pública à minuta do PDI termina nesta quarta-feira

Contribuições à minuta do novo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS devem ser feitas em formulário eletrônico. Qualquer cidadão pode participar.
por Juliana Aragão publicado: 16/10/2018 08h37 última modificação: 12/12/2018 12h13

Termina nesta quarta-feira, 17, o prazo de contribuições na consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Servidores, estudantes e pessoas da comunidade externa podem incluir, suprimir ou alterar dados e informações do documento.

Os interessados devem acessar o formulário eletrônico na página da Consulta Pública, onde também está publicado o Regulamento com as regras de participação.

Ao acessar o formulário eletrônico, o participante deve digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e, em seguida, informar alguns dados pessoais. A partir daí, deverão ser informados:

  • o número da página onde pretende fazer a alteração;
  • o item que deseja alterar (capítulo, subcapítulo, seção, parágrafo, figura, quadro, tabela, nota de rodapé ou outro);
  • a descrição do item (escrever, por exemplo, o número do capítulo ou do quadro; ou ainda indicar o parágrafo da página que se quer alterar);
  • caso o participante opte por adicionar um item, é preciso indicar o item anterior ao que se pretende incluir a informação ou dado;
  • para redigir o nome texto (para alterar ou adicionar), o interessado tem o limite de 3.000 caracteres;
  • ao final, é preciso justificar a alteração, adição ou remoção do item, também com, no máximo, 3.000 caracteres;
  • depois de confirmar que leu e concorda com o Regulamento da Consulta Pública, basta enviar a contribuição.

O documento, que estabelece os objetivos e metas do IFMS para os próximos cinco anos, está dividido em 15 capítulos, dentro os quais Projeto Pedagógico Institucional, Oferta de Cursos, Plano de Metas, Política de Atendimento aos Discentes, e Gestão Financeira e Orçamentária.

Após a sistematização e análise das contribuições feitas durante a consulta pública, a versão final do documento será apreciada pelos órgãos colegiados superiores do IFMS. A previsão é que o PDI seja analisado pelo Colégio de Dirigentes (Codir) em novembro, e pelo Conselho Superior (Cosup) em dezembro.

Histórico - Dividido em etapas de preparação, diagnóstico e construção, o processo de elaboração do PDI 2019-2023 teve início em abril deste ano e foi marcado por ações que proporcionaram a participação social.

As comunidades interna e/ou externa tiveram a oportunidade de contribuir em diversas etapas, como na Revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS e na consolidação do novo Mapa Estratégico da instituição, durante o evento "Futuro em Construção", realizado no final de maio, em Campo Grande.

Audiências públicas foram realizadas nos dez municípios onde o IFMS tem campus, e a campanha "O IFMS que você quer" possibilitou que qualquer cidadão enviasse sugestões à instituição por mensagens em texto ou vídeo.

Em agosto, mais de 40 gestores da instituição se reuniram na reitoria, em Campo Grande, para consolidar o Plano de Metas, documento que define os macro objetivos estratégicos da instituição para os próximos cinco anos.

O evento "Consolidação dos Trabalhos do Plano de Metas do IFMS" contou com participação do reitor Luiz Simão Staszczak, pró-reitores, diretores executivos e sistêmicos, além dos diretores gerais, de ensino e de administração dos dez campi e de representantes dos órgãos de apoio e controle da instituição.

O processo de elaboração do PDI é coordenado pela Comissão Central e por subcomissões de apoio cujos membros foram designados pela Portaria nº 1.214, publicada na edição nº 34 do Boletim de Serviço do IFMS.