Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corumbá sedia Jogos do IFMS a partir de segunda-feira

Corumbá sedia Jogos do IFMS a partir de segunda-feira

Em sua quinta edição, evento vai reunir mais de 260 estudantes dos dez campi da instituição, na disputa de dez modalidades esportivas.
por Osvaldo Sato publicado: 14/06/2018 12h36 última modificação: 19/06/2018 09h06

A edição 2018 dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) tem início na segunda-feira, 18, em Corumbá. O evento vai reunir 265 estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas..

Estão previstas disputas nas modalidades atletismo, judô, natação, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa.

A competição tem início às 8h, com jogos de basquetebol, no Centro Poliesportivo Municipal Porto Carreiro. A cerimônia de abertura do evento será realizada no mesmo local, a partir das 18h30.

O presidente da Comissão Organizadora dos JIFMS no Campus Corumbá, Tiago Artero, explica como o evento foi organizado. "Foram criadas comissões de logística, desporto, saúde, secretaria, disciplinar e de comunicação, e cada uma ficou responsável por buscar parcerias relativas a essas áreas. Além dos coordenadores, temos um grande número de servidores evolvidos na organização dos Jogos".

Programação - A tabela de jogos, os locais de competição e os boletins informativos estão disponíveis na página dos JIFMS 2018, que pode ser acessada pelo hotsite das competições do IFMS

As modalidades de judô, tênis de mesa e xadrez serão disputadas no campus do IFMS. O 17º Batalhão de Fronteira irá sediar as provas de atletismo. As competições de futsal, handebol e natação ocorrerão no Centro de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, e no Centro Poliesportivo serão realizadas as provas de basquetebol, voleibol e vôlei de praia.

No período noturno do dia 20, no Centro Poliesportivo, os estudantes participam de uma confraternização com apresentações artísticas e a presença de food trucks. No dia 21, o evento será encerrado no mesmo local, com disputas de futsal masculino e handebol feminino.

Apoio - Os estudantes participantes do JIFMS vão receber da instituição o auxílio viagem, valor que deverá ser utilizado para o pagamento de hospedagem e alimentação durante os dias de competição.

Os atletas ficarão hospedados nos hotéis Portal do Pantanal, Hotel Farias e Pousada Brasil. As refeições serão oferecidas no Círculo Militar (Casarão). A comissão organizadora também fornecerá lanches a estudantes e servidores, nos intervalos.

Os enfermeiros do IFMS ficarão responsáveis pela integridade física dos participantes.

Sistema - A organização do evento utilizará, pelo segundo ano consecutivo, um sistema de gerenciamento de informações desenvolvido especificamente para os JIFMS. O software foi criado pelo estudante do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Campo Grande, Tony Ferreira Silva.

O sistema possibilita o gerenciamento de informações como credenciamento das delegações, sorteio das tabelas, publicação de boletins e resultados, entre outras.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMS (NIT) já solicitou ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o registro do software, que receberá o nome de Cancha.

Etapas - Os Jogos do IFMS vão classificar atletas e equipes para a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFCO), que este ano está sendo organizada pelo Instituto Federal Goiano (IFGoiano). A previsão é que o evento seja realizado entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em Goiânia (GO).

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) será realizada em outubro, em Fortaleza (CE), reunindo estudantes de institutos federais de todo país.

JIFMS - Esta é a quinta edição dos Jogos do IFMS. Entre 2014 e 2016, a competição foi sediada em Campo Grande.

Em 2017, as disputas foram realizadas na cidade de Dourados. O evento esportivo reuniu mais de 250 estudantes e classificou atletas para a etapa Centro-Oeste, organizada pela primeira vez pelo IFMS.

O JIFCO foi realizado em setembro, na Capital, e contou com a participação de mais de 700 estudantes dos Institutos Federais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (IFMT), Brasília (IFB), Goiano (IFGoiano) e Goiás (IFG).

Informações e fotos das edições anteriores estão disponíveis na página do evento.

registrado em: , ,