Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursinho prepara candidatos para Exame de Seleção 2019

Corumbá

Cursinho prepara candidatos para Exame de Seleção 2019

Aulas são voltadas a estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Corumbá e região. Inscrições devem ser feitas nesta segunda e terça-feira, 27 e 28, em formulário online.
por Juliana Aragão publicado: 24/08/2018 09h17 última modificação: 29/08/2018 08h06
  • Em três anos, 53 estudantes que fizeram o cursinho ingressaram no IFMS - Foto: Felipe Senna/Campus Corumbá

Promover o acesso de estudantes de escolas públicas ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Esse é o objetivo do projeto de extensão "Cursinho Preparatório para o Exame de Seleção ", desenvolvido pelo Campus Corumbá desde 2015 e que será ofertado novamente este ano.

O cursinho é voltado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública de Corumbá e região, e busca preparar candidatos para o Exame de Seleção, prova de ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo IFMS no município. As opções são Informática e Metalurgia.

A coordenadora do projeto, a professora de metalurgia Paula Luciana Fernandes, explica que pela primeira vez foram abertas três turmas. "Com o aumento no número de professores voluntários para dar aulas no cursinho, foi possível ampliar a oferta. Nós conseguimos passar de 30 para 90 vagas este ano", explicou.

"Nesses três anos, 53 estudantes que fizeram o cursinho passaram no Exame de Seleção. No último processo seletivo, uma aluna nossa, moradora da zona rural, ficou em primeiro lugar sem concorrer pelas cotas. É uma grande satisfação realizar esse trabalho", comentou a coordenadora, Paula Fernandes.

Inscrições - Deverão ser feitas nesta segunda e terça-feira, 27 e 28 de agosto, por meio de formulário online.

Além dos dados pessoais, o candidato deve informar qual a opção de curso técnico pretendido no IFMS e de turma no cursinho preparatório.

Os primeiros 30 inscritos em cada turma deverão levar o comprovante de matrícula no 9º ano de escola pública no primeiro dia de aula.

Os demais candidatos que fizerem a inscrição vão compor uma lista de espera, e serão convocados caso sejam registradas desistências no decorrer do cursinho.

Cursinho - Será oferecido entre os meses de setembro e novembro, com aulas semanais de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, disciplinas que compõem a prova do Exame de Seleção.

Questões de provas aplicadas em anos anteriores pelo IFMS serão usadas pelos professores para trabalhar o conteúdo.

Paula explica que o cursinho também dá uma introdução aos cursos técnicos oferecidos pelo IFMS em Corumbá.

"Nós explicamos o que o estudante vai aprender, mostramos os laboratórios e como são as aulas práticas, e repassamos informações sobre como é a atuação do profissional no mercado de trabalho e onde ele poderá trabalhar. Com isso, o estudante pode fazer a opção de curso pretendido de forma mais consciente, evitando a evasão futuramente".

As aulas semanais serão oferecidas às terças, quartas e quintas-feiras, dependendo da turma, das 14h às 17h, no campus do IFMS (Rua Pedro de Medeiros, s/nº, Bairro Popular Velha).

O início das aulas está previsto para os dias 4, 5 e 6 de setembro para as turmas de terça, quarta e quinta-feira, respectivamente.

Extensão - O projeto conta com a colaboração de docentes e servidores do Campus Corumbá.

Além de Paula, dão aulas no cursinho preparatório os professores Odilon Novaes, Silvia Gonçalves, Lorena Alencar, José Rabelo, Rosalice Santiago, Laurenice Martins, Nicole Brum, Flávia de Souza, André Bezerra e Felipe Jimenez.

Os resultados, segundo a coordenadora do projeto, são motivadores para continuidade do projeto.

"Nesses três anos, 53 estudantes que fizeram o cursinho passaram no Exame de Seleção. No último processo seletivo, uma aluna nossa, inclusive moradora da zona rural, ficou em primeiro lugar sem concorrer pelas cotas. É uma grande satisfação realizar esse trabalho", comentou Paula.

Exame de Seleção 2019 - A previsão é de que o edital de abertura seja publicado na semana que vem.

Além de Corumbá, a prova seleciona estudantes para ingresso nos cursos técnicos integrados do IFMS em Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.