Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso oferecido à comunidade indígena vira tema de livro

Pronatec

Curso oferecido à comunidade indígena vira tema de livro

O livro “O curso Agricultor Agroflorestal na promoção da autonomia Terena: uma articulação entre Família Gati (Organização Caianas), projeto Gati e IFMS/Pronatec” foi lançado no sábado, 10, na aldeia Mãe Terra, localizada na Terra Indígena Cachoeirinha, em Miranda.
publicado: 12/12/2016 15h26 última modificação: 06/07/2017 16h46

O curso de Agricultor Agroflorestal oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a indígenas da etnia terena em 2014 virou tema de livro. A publicação traz o processo de construção e desenvolvimento do curso, o relato de professores, além de parte do conteúdo tratado nas aulas e de atividades práticas realizadas.

Depois de acompanharem uma apresentação cultural, os participantes do lançamento visitaram duas áreas de agrofloresta cultivadas por indígenas que fizeram o curso.

Estavam presentes os professores que ministraram as aulas, a diretora-geral do Campus Aquidauana, Hilda Romero, a professora do IFMS, Luzitânia Daal’Agnol, e o diretor nacional do Projeto GATI/Funai, Robert Miller, que fez a abertura do livro.

Livro – É uma realização do IFMS; Projeto de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI), da Fundação Nacional do Índio (Funai); e Organização Caianas.

A publicação foi organizada pelos professores Aislan Melo, Leosmar Antônio e Graziella Reis de Sant’Ana. Os capítulos são de autoria dos organizadores e de Jéssica Livio Pedreira, Renata Alves dos Santos Aguilar e Norton Hayd Rego, todos envolvidos com a elaboração, desenvolvimento e avaliação do curso.

O conteúdo busca auxiliar indígenas, instituições e profissionais no desenvolvimento de atividades semelhantes.

“O livro tem uma linguagem técnica, mas é didático. Traz a experiência de como construir o curso e de como trabalhar as ações, destacando alguns pontos importantes identificados na prática. Pretendemos disponibilizá-lo nas escolas das aldeias para que ações parecidas sejam desenvolvidas”, comentou Aislan Melo.

Exemplares serão enviados às coordenações regionais da Funai. Posteriormente, uma versão online deverá ser disponibilizada site da Funai.

Curso Começou a ser oferecido em abril de 2014 pelo Campus Aquidauana do IFMS, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), como um complemento ao Projeto GATI, desenvolvido desde 2012 pela Funai em terras indígenas de Mato Grosso do Sul.

Oferecido na modalidade Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) e com carga horária de 200 horas, o curso foi ministrado em cinco aldeias.

Além de português, matemática e empreendedorismo, os terenas receberam informações sobre cultivo de espécies florestais e agrícolas e Sistemas Agroflorestais (SAFs), em que várias culturas são cultivadas no mesmo espaço para melhorar o meio ambiente. O processo incluiu ainda o uso de adubo verde e sistemas agroecológicos de proteção.

Em dezembro de 2014, 30 estudantes receberam o certificado de conclusão do curso em uma cerimônia marcada por rituais da etnia terena.