Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Definidas regras para eleições de novo Conselho Superior

Cosup 2020-2021

Definidas regras para eleições de novo Conselho Superior

Serão eleitos representantes das categorias estudante, docente e técnico-administrativo. Candidaturas deverão ser registradas entre 18 e 20 de novembro.
por Osvaldo Sato publicado: 14/11/2019 18h08 última modificação: 24/11/2019 11h30

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 13, a Resolução nº 57/2019 que define as regras do processo eleitoral para escolha dos representantes do Conselho Superior (Cosup) para o biênio 2020-2021.

Serão eleitos representantes das categorias estudante, docente e técnico-administrativo, sendo quatro titulares e quatro suplentes para cada segmento.

Para condução do processo, serão designadas uma comissão eleitoral e subcomissões eleitorais nos campi e na reitoria, compostas por membros indicados pelo reitor.

O Cosup é o órgão colegiado máximo do IFMS e possui caráter normativo, consultivo e deliberativo. Tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição. Compete ao Cosup deliberar sobre a normatização, execução e avaliação da política geral do IFMS.

Candidaturas - Os interessados deverão registrar as candidaturas entre os dias 18 e 20 de novembro, por meio de formulário que será disponibilizado na página do processo eleitoral.

Podem se candidatar como representantes de cada categoria:

Docente: servidor docente efetivo do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, cujo exercício tenha sido iniciado até 31 de outubro de 2019;

Técnico-Administrativo: servidor técnico-administrativo em educação efetivo do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, cujo exercício tenha sido iniciado até 31 de outubro de 2019;

Estudante: matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância, cuja matrícula tenha sido efetivada até 31 de outubro de 2019 e que tenha 16 anos completos.

Não são elegíveis os membros da comissão eleitoral e das subcomissões locais e também os estudantes matriculados no último semestre letivo de seu curso.

Cronograma - A lista de candidaturas homologadas será divulgada no dia 21 de novembro. O período de campanha vai de 27 de novembro a 8 de dezembro.

A votação, que será realizada por sistema eletrônico, está prevista para 9 de dezembro, das 9h às 20 horas, nos dez campi e na reitoria.

O resultado preliminar da eleição será divulgado até as 22 horas no dia 9 de dezembro. No dia 12, o Conselho Superior homologa o resultado final durante a 34ª reunião ordinária do colegiado.

Para saber mais sobre a atuação do Conselho Superior, acesse a página do Cosup.

* Texto atualizado em 22/11/2019 para inclusão das informações da Resolução Cosup nº 59/2019, que alterou o cronograma da eleição