Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgada chamada para matrículas em qualificação profissional

Formação Inicial e Continuada

Divulgada chamada para matrículas em qualificação profissional

Matrículas nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de idiomas devem ser feitas de quarta a sexta-feira, 24 a 26, na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi.
por Osvaldo Sato publicado: 22/07/2019 15h04 última modificação: 23/07/2019 11h00

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta segunda-feira, 22, o resultado final de dois processos seletivos para ingresso em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Foram ofertadas 1.084 vagas distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Três Lagoas.

Foi divulgada também a primeira chamada dos convocados para matrículas, que devem ser feitas entre quarta e sexta-feira, 24 a 26, na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi. Nos municípios onde não há campus do IFMS, o candidato deve se dirigir ao polo indicado.

Os endereços e horários de matrícula estão disponíveis nos respectivos editais, publicados na Central de Seleção.

Matrículas - Devem ser feitas presencialmente pelo próprio candidato, por seu representante legal (no caso de candidato menor de idade) ou, ainda, por um procurador, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).

Devem sem apresentados no ato da matrícula:

• requerimento de matrícula, preenchido e assinado;
  • original e cópia de documento que comprove escolaridade mínima para o curso;
  • original e cópia de documento de identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • original e cópia de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (homens entre 19 e 45 anos);
  • uma foto 3x4 recente impressa em papel fotográfico;
  • comprovante de preenchimento do questionário socioeconômico.

A segunda chamada será divulgada no dia 29 de julho, com matrículas previstas para o dia 30. Se após essa data ainda houver vagas, o preenchimento será feito com candidatos da lista de espera e, depois, será aberto à comunidade.

Formação Inicial e Continuada - Os cursos dessa modalidade oferecidos pelo edital nº 43/2019 conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional. São desenvolvidos em regime modular, nas modalidades presencial e a distância, com carga horária mínima de 160 horas.

Foram abertas 635 vagas para Operador de Computador, Vendedor, Espanhol Básico I, Inglês Básico I e Inglês Básico II, todos na modalidade a distância; e para o curso de Desenhista de Topografia, ofertado de forma presencial.

O edital nº 44/2019 abriu 449 vagas para cursos presenciais de de Libras, Inglês e Espanhol, em diversos níveis, para estudantes iniciantes e também para turmas que já se encontram em andamento, por meio de nivelamento.

Os cursos são ofertados pelo Centro de Idiomas (Cenid), que tem como atribuições fomentar o processo de internacionalização do IFMS e promover a oferta de cursos de línguas, com foco nas comunidades interna e externa.