Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgada lista de projetos de pesquisa inscritos no ciclo 2019-2020

Iniciação científica

Divulgada lista de projetos de pesquisa inscritos no ciclo 2019-2020

Foram submetidas 213 propostas dos dez campi do IFMS. Previsão é que resultado preliminar seja divulgado no dia 17 de junho.
por Osvaldo Sato publicado: 15/05/2019 09h01 última modificação: 15/05/2019 09h01

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa terça-feira, 14, a relação de inscrições validadas na seleção de projetos de pesquisa e indicação de estudantes bolsistas do ciclo 2019-2020 da iniciação científica.

Foram submetidas 213 propostas de projetos de pesquisa nos dez campi: Aquidauana (39), Campo Grande (15), Corumbá (13), Coxim (33), Dourados (16), Jardim (9), Nova Andradina (25), Naviraí (16), Ponta Porã (9) e Três Lagoas (38).

A lista de inscrições validadas e o edital do processo seletivo estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

A seleção prevê apoio financeiro para o desenvolvimento dos trabalhos, além de pagamento de bolsas a estudantes.

Os projetos pesquisas submetidos devem gerar produtos ou processos com foco na busca por soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade.

Cada proposta tem um professor coordenador e contemplar até três estudantes.

Cronograma - O resultado preliminar será divulgado no dias 17 de junho, e o final está previsto para o dia 27 do mesmo mês. As demais  datas importantes da seleção constam no cronograma do edital que, recentemente, foi alterado.

Os projetos deverão ser executados a partir de agosto deste ano.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) pelo e-mail copef@ifms.edu.br.

Apoio - Entre agosto deste ano e julho de 2020, serão ofertadas bolsas para até 218 estudantes do ensino médio e da graduação do IFMS envolvidos com as pesquisas, no valor mensal de R$ 100,00 e R$ 400,00, respectivamente.

Os projetos também poderão obter apoio financeiro para o custeio dos insumos que serão utilizados na pesquisa, o que inclui aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, além de instalação, recuperação e manutenção de aparelhos.

São previstas parcelas únicas de R$ 200,00 para projetos do ensino médio e R$ 400,00 para os da graduação. Os valores são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Este edital é regido Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) e por programas institucionais de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq).

Bolsas ofertadas no ciclo 2019-2020

Programa Bolsas IFMS Bolsas CNPq