Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgadas regras de seleção para estágio interno

Estudante

Divulgadas regras de seleção para estágio interno

Será formado cadastro de reserva para estágio curricular obrigatório, sem remuneração, nos dez campi do IFMS. As inscrições deverão ser feitas a partir de 6 de março.
por Laura Silveira publicado: 25/02/2019 07h55 última modificação: 07/03/2019 10h50

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o edital de abertura do processo seletivo para formação de cadastro de reserva para realização de estágio curricular obrigatório, sem remuneração, nos dez campi da instituição.

Podem participar estudantes dos cursos técnicos de nível médio integrados e subsequentes, de cursos superiores de tecnologia e de bacharelado. O anexo I do edital traz a relação de cursos por campus, os pré-requisitos para participar do processo seletivo e a carga horária semanal para realização do estágio interno.

Os interessados deverão se inscrever entre os dias 6 e 18 de março, por meio de formulário eletrônico.

Também serão aceitas inscrições de estudantes com deficiência, desde que as atividades de estágio sejam compatíveis com o curso do candidato. A cada grupo de dez estudantes convocados do cadastro de reserva, um estudante com deficiência será convocado, observada a ordem de classificação.

Poderão concorrer às vagas reservadas a negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição - conforme disposto no Decreto nº 9.427/2018. A cada grupo de três estudantes convocados, um estudante negro será convocado, observada a ordem de classificação, ressalvada a hipótese de melhor classificação na lista geral.

Requisitos - O candidato deve estar matriculado a partir do semestre previsto para início do estágio obrigatório, conforme consta nos Projetos Pedagógicos do Cursos.

Deve ainda ter disponibilidade para desenvolver atividades diárias entre quatro e seis horas, com carga horária semanal de 20 a 30 horas distribuídas nos períodos matutino e vespertino. No período noturno, a carga horária pode ser de três ou quatro horas diárias, o que totaliza 15 ou 20 horas semanais.

Os estudantes de cursos técnicos de nível médio devem ter, no mínimo, 16 anos. Os menores de 18 anos poderão estagiar apenas em período diurno.

Seleção - Será feita por meio da análise do rendimento dos estudantes, conforme os regulamentos da Organização Didático Pedagógica dos Cursos de Graduação e dos Cursos Técnicos Integrados, ambos publicados no site institucional.

A classificação dará prioridade a estudantes que precisem apenas do estágio obrigatório para concluir o curso ou que estejam em condições de concluir todas as unidades curriculares ao final do segundo semestre letivo de 2019.

O resultado preliminar deverá ser divulgado no dia 20 de março, e o final a partir do dia 27.

As convocações para assinatura do Termo de Compromisso de Estágio Interno, de acordo com a necessidade do preenchimento das vagas, serão publicadas nos murais dos campi e comunicadas aos estudantes via e-mail.

O candidato convocado terá até dez dias úteis após a convocação para se apresentar à Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri) do campus, para formalização do Termo e início das atividades.

Estágio - Com o estágio interno, o IFMS busca complementar a formação acadêmica do estudante, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato com a vida profissional.

A realização do estágio não estabelece vínculo empregatício do estudante com a instituição. Os estagiários não terão direito à remuneração ou benefícios adicionais, como bolsa e auxílios alimentação, saúde ou transporte.