Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgado resultado de seleção para Incubadora de Empresas

TecnoIF

Divulgado resultado de seleção para Incubadora de Empresas

Foram aprovados 57 projetos de negócios propostos por estudantes de nove campi do IFMS que possuem unidades da Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF).
por Juliana Aragão publicado: 17/04/2019 16h16 última modificação: 17/04/2019 16h16

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta quarta-feira, 17, o resultado provisório do processo seletivo para pré-incubação de projetos de negócios na Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS (TecnoIF).

Foram aprovados 57 projetos nos nove campi da instituição que têm unidades da Incubadora: Aquidauana (4), Campo Grande (6), Corumbá (2), Coxim (5), Dourados (3), Jardim (16), Naviraí (2), Nova Andradina (6) e Três Lagoas (13), entre bolsistas, voluntários e os que aguardam em lista de espera.

No processo de seleção, os estudantes participaram de um workshop e apresentaram os projetos em formato pitch. Foram considerados critérios como caráter inovador da proposta, potencial de impacto socioeconômico, foco do negócio com a demanda regional, possibilidade de viabilização/implantação e perfil empreendedor do candidato.

"Vamos criar um software para computadores de escolas que auxiliem no ensino-aprendizagem da Matemática por meio da cultura afro-brasileira e africana", detalhou a estudante Paola.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 23 de abril.O período de pré-incubação irá de maio a novembro.

Projetos - A proposta que ficou em primeiro lugar no Campus Três Lagoas foi idealizada pela estudante Paola Albino Gualdi, 19, diplomada técnica em Informática pelo IFMS em 2015 e, atualmente, acadêmica do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A proposta é desenvolver, por meio de ferramentas da informática, um jogo de origem africana chamado Mancala. A proponente explica que, além de melhorar o desempenho de estudantes na disciplina de Matemática, o jogo tem a função de ressignificar negros e negras.

"Vamos criar um software para computadores de escolas que auxiliem no ensino-aprendizagem da Matemática por meio da cultura afro-brasileira e africana, disponibilizando também o conhecimento dessas culturas como método de ensino em sala de aula", detalhou Paola.

O projeto, que também será desenvolvido pela acadêmica Sthéla Louize de Souza, é orientado pelo professor de História, Gilmar Pereira, e coorientado por Douglas Toledo, da área de Informática/Desenvolvimento Web.

Em Jardim, o projeto de negócio mais bem colocado foi proposto pelos estudantes do curso técnico integrado em Informática, Sara Vitoria Krause, Bruna Viscardi, Breno de Barros e Marcyellen Vargas, todos com 16 anos. A ideia é desenvolver o 'Redoma', um aplicativo que visa à economia de energia elétrica.

"Com o aplicativo, o usuário poderá controlar os gastos com energia e otimizar o consumo, por exemplo, desligando uma lâmpada a distância", explicou a estudante Sara.

"O aplicativo vai receber um banco de dados alimentado por uma plataforma de prototipagem que, no nosso caso, será o Arduíno. As informações enviadas vão fazer o usuário ter maior controle sobre os gastos com energia. Além disso, a pessoa poderá otimizar o consumo, por exemplo, desligando uma lâmpada a distância", explicou Sara.

O projeto é coordenado pela professora de Administração do Campus Jardim do IFMS, Ivilaine Delguingaro.

Bolsas - Os projetos de negócio selecionados receberão, durante seis meses, uma bolsa de fomento ao empreendedorismo inovador no valor mensal de R$ 100,00.

A concessão visa apoiar os pré-incubados no custeio de despesas com capacitações. As bolsas serão divididas entre os campi participantes de forma proporcional ao número de projetos aprovados no resultado final.

A TecnoIF é um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos e gerenciais, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo IFMS.