Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dourados e Jardim promovem evento nesta semana

Festival de Arte e Cultura

Dourados e Jardim promovem evento nesta semana

Municípios recebem atividades do Festival de Arte e Cultura do IFMS, com promovidas palestras, oficinas, apresentações e concursos culturais, abertos ao público.
por Osvaldo Sato publicado: 22/08/2017 10h02 última modificação: 23/08/2017 14h49

Os municípios de Dourados e Jardim recebem nesta semana as atividades do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Serão promovidas palestras, oficinas, apresentações e concursos culturais, abertos ao público.

Em Dourados, o Festival é realizado na sexta-feira e sábado, 25 e 26, no Teatro Municipal (Av. Pres. Vargas, s/n, Vila Tonani), das 19 às 22 horas. A entrada é gratuita, sendo facultativa a entrega de 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade do município.

Serão realizadas exposições de desenhos, crônicas e poesias, além de festivais de dança e música, nas categorias estudantil e livre. A coordenadora do evento, professora Lígia Meneghetti, destaca que a adesão da comunidade ao evento tem sido positiva.

“Existe uma expectativa pelo Festival, pois estamos na segunda edição e temos um número ainda maior de escolas participantes, inclusive de outros municípios”.

Na primeira noite do evento, ocorrem as apresentações de dança e, no sábado, o festival de músicas, com foco nas criações autorais.

Merecem destaque a qualidade dos trabalhos e complexidade dos arranjos musicais”, apontou a coordenadora.

A lista de inscritos está disponível na página oficial do evento. Além de medalhas e troféus, os primeiros colocados irão ganhar como prêmios a publicação da crônica, desenho ou poesia, gravação da faixa musical ou gravação do videoclipe.

O e-mail para contato com a coordenação do evento é arteecultura.dr@ifms.edu.br.

Jardim – Já em Jardim, a programação do evento segue até o próximo sábado, 26, no campus do IFMS, Centro de Convenções e Centro de Atendimento ao Turista.

Estão previstos concursos culturais em cinco categorias: audiovisual; dança; pintura, desenho e fotografia; música; e literatura (poemas, contos e crônicas)

“Os concursos têm o objetivo de fortalecer a cultura e identidade de nossa região, com abordagens sobre as belezas naturais, história de Jardim e sobre os 150 anos da Retirada da Laguna”, ressaltou a coordenadora do evento, professora Sirley Oliveira.

Ela destaca, ainda, a participação de artistas locais no Festival. “Convidamos autores locais para divulgarem suas obras, pois estamos em uma cidade pequena, onde eventos como o Festival têm grande impacto para a população”, apontou Sirley, que convida a população para prestigiar o evento.

A abertura oficial do evento é nesta terça-feira, 22, a partir das 19 horas no Centro de Convenções. Está prevista palestra com o professor Neurivaldo Pedroso Júnior, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e um sarau cultural.

Na quarta-feira, 23, as atividades serão realizadas em diversos locais: contação de histórias e oficina de artesanato no Campus Jardim do IFMS, concurso de audiovisual e apresentações teatrais, no Centro de Convenções, e concurso de pintura, desenho e fotografia, no Centro de Atendimento ao Turista.

Na quinta-feira, 24, às 19 horas no Centro de Convenções, é a vez do concurso de dança, além de apresentações com ritmos regionais. Já na sexta-feira, 25, será realizada na sede do campus uma mesa-redonda sobre literatura, apresentações culturais com estudantes da instituição, declamação de poemas e explanação sobre obras com autores locais.

À noite, no Centro de Convenções, é promovido o concurso literário, seguido da apresentação “Com a palavra, o poeta”, de Emanuel Marinho.

No último dia do evento, sábado, 26, no Centro de Convenções, haverá o concurso de música, apresentação de banda musical e encerramento com a peça “Tambores de Luz”.

A programação completa pode ser acessada na página do Festival. O contato com a organização do evento pode ser feito pelo e-mail festivaldearteecultura2017@gmail.com.

Outros campi – O Festival será realizado em setembro nos campi Aquidauana (de 1º e 6), Coxim (dias 21 e 22) e Ponta Porã (13 e 15).

As inscrições para participação nos concursos culturais promovidos em diversas categorias já estão abertas. Os regulamentos com as regras de participação estão publicados na página do evento.

A edição 2017 do Festival de Arte e Cultura do IFMS também já foi promovida em Naviraí(23 a 26 de maio), Campo Grande (7 a 12 de agosto) e Nova Andradina (9 a 11 de agosto).

registrado em: , ,