Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMS é selecionado para Jornada Espacial

Nacional

Estudante do IFMS é selecionado para Jornada Espacial

O estudante do curso técnico integrado em Informática, Lucas Maekawa, 16, do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi o único aluno de escola pública do Estado selecionado para participar da 16ª Jornada Espacial Brasileira.
publicado: 14/12/2016 13h56 última modificação: 24/10/2017 13h33

O estudante do curso técnico integrado em Informática, Lucas Maekawa, 16, do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi o único aluno de escola pública do Estado selecionado para participar da 16ª Jornada Espacial Brasileira, realizada em São José dos Campos (SP) na semana passada.

Lucas conquistou o direito de estar entre os 70 participantes (mais de 700 concorreram) depois de apresentar um dos melhores desempenhos nas provas de astronáutica e ganhar a medalha de prata na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

“Eu gostei bastante da Jornada. Foi muito bom conhecer coisas novas e a questão histórica. Conheci muitos estudantes de todos os estados e participei de várias oficinas”, explicou Lucas.

Durante o evento, o estudante visitou o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a fábrica de aviões da Embraer, o Museu da Aeronáutica, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Laboratório de Integração e Testes (LIT). Além disso, recebeu do astronauta brasileiro Marcos Pontes o certificado de participação no evento.

“Eu pretendo estudar no ITA e foi muito legal conhecer o ambiente lá. Foi bom conhecer algumas pessoas que já fizeram o ITA e incentivaram a gente. Também foi bom conhecer o Marcos Pontes”, disse.

No evento, o estudante foi acompanhado pelo professor Ronaldo da Silva, responsável pelo projeto de extensão que preparou alunos do IFMS para a competição.

“Com aulas aos sábados para 40 estudantes, nós resolvíamos as provas anteriores de astronáutica, preparando eles para a competição”, revelou o docente. O resultado é que, além de Lucas, outros 10 estudantes do IFMS foram medalhistas na competição.

O Instituto custeou a viagem por meio de diárias para o professor e da concessão de auxílio para a participação em eventos ao estudante.

Jornada – Realizada no segundo semestre de cada ano, a Jornada Espacial Brasileira tem como público-alvo os alunos que obtiveram melhores resultados nas questões de astronáutica na OBA.

É organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

Mais informações estão disponíveis no site da OBA.

OBMEP 2016 – Além de medalhista na OBA, Lucas já havia conquistado uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Informática e uma de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Também foi medalhista de ouro pelo segundo ano consecutivo na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016).

Na competição de matemática, o estudante do Campus Ponta Porã, José Aldemir Pereira Junior, também ganhou medalha de bronze. Outros 40 estudantes do IFMS receberam menções honrosas.

No total, foram 15 prêmios para o Campus Campo Grande, seis para o Campus Dourados, seis para o Campus Ponta Porã, cinco para o Campus Corumbá, três para o campus Nova Andradina, três para o Campus Três Lagoas, duas para o Campus Jardim e uma para o Campus Aquidauana.

Mais informações sobre os premiados podem ser obtidas na página da OBMEP. A lista completa com os nomes e as premiações por campi também está disponível.