Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da rede pública aprendem a imprimir em 3D

Três Lagoas

Estudantes da rede pública aprendem a imprimir em 3D

Curso oferecido por professores do IFMS faz parte de uma ação que disponibiliza à comunidade externa a infraestrutura dos laboratórios de inovação da instituição.
por Osvaldo Sato publicado: 29/05/2018 09h38 última modificação: 29/05/2018 09h38

Como parte das atividades do Open Lab Day, ação em que os IF Maker, laboratórios de inovação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), são abertos à comunidade, o Campus Três Lagoas ofereceu a estudantes da rede pública de ensino o curso “Criação e Impressão de Artefatos 3D”.

Na primeira etapa do curso, oferecida no último dia 24, alunos da quarta série da Escola Estadual Afonso Pena aprenderam a confeccionar objetos em terceira dimensão. Na segunda fase, ainda sem data marcada, os estudantes terão aulas de impressão em 3D.

"Os Open Lab Days são realizados mensalmente, quando disponibilizamos ao menos dois dias para que o laboratório de inovação e equipamentos fiquem à disposição da comunidade", explicou o coordenador do IF Maker em Três Lagoas, professor Márcio Oliveira.

"Os Open Lab Days são realizados mensalmente, quando disponibilizamos ao menos dois dias para que o laboratório de inovação e equipamentos fiquem à disposição da comunidade", explicou o coordenador do IF Maker no Campus Três Lagoas, professor Márcio Oliveira.

Curso - Os 30 estudantes que participaram do curso puderam entender como objetos projetados no computador podem se tornar realidade por meio de uma impressora 3D.

O professor do IFMS, Fernando Honório, que deu aula na primeira etapa do curso, destaca a importância de se levar inovação a estudantes da rede pública.

"O contato com a inovação desperta a curiosidade quanto à tecnologia.  Futuramente, esse aluno pode querer se tornar um engenheiro, cientista ou pesquisador, o que de certa forma pode transformar a realidade em que ele vive", afirmou.

"O contato com a inovação desperta a curiosidade quanto à tecnologia. Futuramente, esse aluno pode querer se tornar um engenheiro, cientista ou pesquisador, o que de certa forma pode transformar a realidade em que ele vive", afirmou o professor do IFMS, Fernando Honório.

A professora gerenciadora de tecnologias da Escola Estadual Afonso Pena, Juliana Serafim, conta que o primeiro desenho a ser criado foi de um barco, e que os estudantes fizeram muitas perguntas durante a aula.

"Nossos alunos ficaram encantados, foi um despertar para esta tecnologia até então desconhecida. Agora, estão ansiosos pela segunda etapa do curso, quando os professores irão fazer a impressão de um objeto 3D".

Juliana espera que esta seja a primeira de muitas parcerias da escola com o IFMS. "Para podermos mostrar aos nossos estudantes como a tecnologia pode ser aliada da educação", finalizou.

IF Maker - São laboratórios de suporte à inovação e ao aprendizado instalados nos dez campi do IFMS. Os espaços também visam estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia, além de apoiar o ensino de conteúdos transversais.

No Campus Três Lagoas, o laboratório de inovação possui três impressoras 3D, uma fresadora e aplicativos open source para oferta de capacitações. Com essa infraestrutura, é possível realizar prototipações, além da confecção de objetos e desenhos em terceira dimensão.

"O IF Maker participa também das ações da TecnoIF [Incubadora Mista e Social do IFMS], auxiliando estudantes na confecção e melhoramento de seus protótipos, que futuramente podem se tornar um produto ou uma ideia registrada", completou o professor Márcio.

registrado em: , ,