Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMS participam de etapa nacional dos JIF

Jogos dos Institutos Federais

Estudantes do IFMS participam de etapa nacional dos JIF

Jogos dos Institutos Federais são realizados pelo IFSuldeMinas, de 3 a 8 de outubro, na cidade de Poços de Caldas, MG.
por Osvaldo Sato publicado: 05/10/2017 08h25 última modificação: 24/10/2017 13h54
Exibir carrossel de imagens Foto: Ascom/IFSuldeminas IFMS compõe delegação da região Centro-oeste na disputa dos JIFs.

IFMS compõe delegação da região Centro-oeste na disputa dos JIFs.

Um grupo de 15 estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) compõe a delegação da região Centro-Oeste nos Jogos dos Institutos Federais (JIF), realizado em Poços de Caldas, Minas Gerais, até o próximo domingo, 8. A organização do evento é feita pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas).

As disputas reúnem cerca de 1.200 atletas da Rede Federal de todo o país, classificados nas etapas locais e regionais dos Jogos dos IFs, nas modalidades de atletismo, natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete.

Chefe de delegação do IFMS na competição, a professora de educação física do Campus Coxim, Mariana Oliveira, ressalta o clima descontraído e a interação entre as delegações nesta edição do JIF.

"Parte das competições será realizada no próprio hotel, o que tem aumentado o clima de interação e as amizades entre os estudantes de todas as partes do País", afirmou.

Mariana conta ainda que os estudantes vêem a participação como uma conquista e destacam a organização do evento. "Nossos alunos estão se sentindo valorizados e cientes da responsabilidade de representarem a instituição", complementou.

Para o professor de educação física do Campus Jardim, Luis Otávio Mendes, os estudantes estão na expectativa das competições, sem deixar de aproveitar a viagem. "Enquanto não competem, eles se informam sobre os adversários, interagem e também conhecem pessoas de outros institutos", destacou.

IFMS nos JIF - Na manhã desta quarta-feira, 4, a estreia do IFMS nos Jogos foi feita pela dupla de vôlei de praia do Campus Três Lagoas, Felipe Souza e Marcelo da Cruz Junior, que enfrentaram a equipe vinda do Rio de Janeiro representando o Instituto Federal Fluminense (IFF). Eles retornam à quadra nesta quinta-feira, 5, buscando classificação para a próxima fase.

Felipe Souza, estudante do curso Técnico em Eletrotécnica, conta que a experiência está sendo positiva. "Este é meu primeiro ano no nacional e estou achando muito legal, tem tudo que o atleta precisa, os jogos e pessoas são bacanas", disse.

Além da dupla de Três Lagoas, o IFMS está na disputa do tênis de mesa, com a estudante Jéssica Barbosa (Campus Aquidauana) e os estudantes Diego Figueiredo e Giovani Vareiro, do Campus Ponta Porã. No xadrez, o único representante é Cezar Souza, do Campus Campo Grande.

Nas provas do atletismo, o IFMS terá quatro atletas: do Campus Campo Grande estão na disputa as estudantes Diandra Rosa (prova dos 1500 metros) e Zara Marks (prova dos 400 metros); Thamila Silva (Campus Dourados) na prova dos 3.000 metros; e Natalia Ribeiro (Campus Três Lagoas) nas provas do salto em altura e salto triplo.

Nos tatames do judô estarão três atletas do IFMS, José Andrade, Evandro Oliveira e Alexandre Capó, dos campi Campo Grande, Coxim e Ponta Porã, respectivamente. Nas provas de natação representam o IFMS as atletas Taynara Costa (Campus Jardim) e Nathan Silva (Campus Corumbá).

A delegação da região Centro-Oeste foi formada na etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (Jifco), realizada pelo IFMS em Campo Grande no mês de setembro. Os atletas e equipes campeãs receberam o direito de participar desta etapa nacional dos JIF.

O IFMS classificou atletas dos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Campo Grande, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. As modalidades classificadas são: vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa, xadrez, judô, natação.

JIF - A programação completa pode ser acessada no site oficial. Já estão disponíveis também as galerias de fotos do evento.

A etapa nacional dos JIFs 2017 é promovida pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e parceria da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.