Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dos dez campi podem concorrer à vaga para intercâmbio

Estudantes dos dez campi podem concorrer à vaga para intercâmbio

Parceria entre IFMS e Rotary Clube de Campo Grande permite o intercâmbio no exterior pelo período de um ano. Podem concorrer os estudantes dos cursos técnicos integrados.
por Osvaldo Sato publicado: 01/11/2018 08h12 última modificação: 01/11/2018 08h12

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 31, o edital que abre processo seletivo para o Programa de Intercâmbio do Rotary Club de Campo Grande, na modalidade Jovem Destaque. O estudante da instituição selecionado receberá auxílio financeiro para fazer intercâmbio internacional.

O edital nº 077/2018, com todas as regras da seleção, está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Será selecionado um estudante de um dos cursos técnicos integrados do IFMS para realização do intercâmbio, pelo período de um ano (entre 2019 e 2020), em instituição estrangeira à ser definida pelo Rotary.

O Rotary Clube de Campo Grande e o IFMS possuem Acordo de Cooperação Técnica que prevê cooperação bilateral entre as partes, com a possibilidade de apoios e auxílios para intercâmbio de estudantes do IFMS.

Inscrições - Deverão ser feitas entre os dias 12 e 21 de novembro, na Central de Relacionamentos (Cerel) do campus onde o estudante está matriculado.

O candidato deve entregar, no ato da inscrição, o formulário de inscrição (anexo I do edital) preenchido e assinado pelo responsável legal, assim como a declaração de ciência do responsável (anexo II).

Requisitos - Além de estar matriculado em um dos cursos técnicos integrados do IFMS, o candidato deve ter, no máximo, 17 anos em agosto de 2019.

O estudante não pode ter reprovações nos dois últimos semestres concluídos e não pode ter sido penalizado com advertência ou suspensão.

Quanto à renda familiar, não pode ser maior do que um salário mínimo e meio per capita.

Seleção - Os inscritos serão entrevistados pela comissão local do campus no ato da entrega da documentação de comprovação de renda per capita (anexo III).

Aquele que não comparecer no dia e horário para a entrega dos documentos terá a inscrição cancelada, sendo excluído do processo seletivo.

Para a seleção, serão analisados os documentos apresentados pelos estudantes e considerados a renda per capita e o rendimento escolar. Para cálculo do rendimento, serão levadas em consideração todas as unidades curriculares cursadas no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018.

Auxílio - As despesas de deslocamento até o país de destino serão custeadas pelo Rotary, que também irá providenciar hospedagem em casa de família voluntária. Os gastos do estudante com transporte, alimentação e moradia serão cobertos por auxílios destinados pelo Rotary à família que irá recebê-lo.

O IFMS também concede ao estudante selecionado um auxílio, com objetivo de contribuir com o custeio de despesas relacionadas à emissão de passaporte, taxas de visto, se necessário, e demais gastos na preparação para o intercâmbio. O auxílio terá o valor de um salário mínimo e será pago em três parcelas, entre abril e junho de 2019.

Intercambistas - Na última seleção, referente ao período de 2018 a 2019, duas estudantes do IFMS foram selecionadas.

As contempladas foram Annie De Lamare Paz, do Campus Campo Grande, e Giovanna Castilho, do Campus Aquidauana. Ambas fazem intercâmbio na Argentina e tem retorno ao Brasil previsto para julho de 2019.