Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e servidores elegem representantes para comissões locais

Eleições 2019

Estudantes e servidores elegem representantes para comissões locais

Votação ocorre ao longo do dia nos campi e Reitoria. Resultado preliminar deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira, 9.
por Cleyton Lutz publicado: 09/08/2019 13h22 última modificação: 09/08/2019 15h11
  • Votantes devem apresentar crachá ou documento de identificação com foto - Foto: Campus Corumbá

  • Votação ocorre por meio de sistema eletrônico - Foto: Campus Coxim

  • Nos campi, estudantes e servidores podem votar até às 20h30 - Foto: Campus Naviraí

  • Na Reitoria do IFMS, a votação se encerra às 17 horas

Nesta sexta-feira, 9, estudantes e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) elegerão os integrantes das comissões eleitorais responsáveis por conduzir o processo de consulta aos cargos de reitor e diretor-geral dos dez campi.  

A votação na Reitoria segue até as 17 horas, e nos campi até as 20h30. 

Podem votar os servidores do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS e os estudantes matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância. A lista dos votantes aptos a participar está disponível na Central de Seleção

Os eleitores precisam apresentar crachá ou documento oficial com foto. O voto é secreto e se dá por meio de sistema eletrônico. Servidores e estudantes poderão votar apenas em suas respectivas unidades. O eleitor que acumular mais de um vínculo com a instituição poderá votar uma única vez. 

Trata-se de um momento importante para a consolidação do processo democrático na instituição. “A consulta se destina a cargos de grande relevância dentro do IFMS. Também é a primeira vez que ela ocorre na Reitoria e nos dez campi ao mesmo tempo”, destacou o coordenador da comissão preparatória do processo de consulta, Ricardo de Oliveira, docente de Informática do Campus Coxim. 

Caberá às comissões eleitas conduzir a consulta para a indicação dos candidatos aos cargos de reitor e diretor-geral de campus.

“Entre as atribuições das comissões estão, por exemplo, a elaboração do regulamento eleitoral, definição do cronograma da consulta e normatização para a divulgação das campanhas”, explicou o coordenador da comissão preparatória do processo de consulta, Ricardo de Oliveira.

“Entre as atribuições das comissões estão, por exemplo, a elaboração do regulamento eleitoral, definição do cronograma da consulta e normatização para a divulgação das campanhas. A elas também cabe o agendamento do dia, horário e apuração da votação”, explicou.  

Candidatos - Foram registradas 70 candidaturas, sendo 28 de discentes, 18 de docentes e 24 de técnico-administrativos. A unidade que mais registrou inscritos foi Naviraí, com 14. A inscrição foi aberta a servidores ativos e permanentes do IFMS e a estudantes matriculados em cursos técnicos e superiores.  

Serão selecionados para compôr as comissões eleitorais os candidatos mais votados. Nos campi, a composição terá três docentes, três técnico-administrativos e três estudantes (com, no mínimo, 16 anos). Na Reitoria, serão três técnico-administrativos. A apuração será realizada via sistema de votação. 

A previsão é de que o resultado preliminar seja publicado ainda nesta sexta-feira, 9. Já o resultado final será divulgado no dia 15 de agosto.

Consulta - Os membros eleitos para a comissão eleitoral de cada unidade decidirão entre si, em reunião marcada para 16 de agosto, quais representantes integrarão a comissão eleitoral central, responsável por elaborar as normas e procedimentos das eleições, definir o cronograma e coordenar todo o processo. 

O cronograma da primeira etapa do processo de consulta para os cargos de reitor e diretor-geral do IFMS foi aprovado pela Resolução do Cosup nº 17/2019, publicada no Boletim de Serviço de 28 de junho. Os novos dirigentes, eleitos por servidores e estudantes da instituição, terão mandato de quatro anos. 

Mais informações estão disponíveis na página das Eleições 2019.