Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes podem avaliar professores até sexta-feira

Avaliação Docente pelo Discente

Estudantes podem avaliar professores até sexta-feira

Mais de 15 mil estudantes do IFMS estão aptos a responder o questionário online. Acesso pode ser feito pelo aparelho celular.
por Paulo Gomes publicado: 29/10/2019 11h56 última modificação: 04/11/2019 10h04

Termina nesta sexta-feira, 1º, o prazo para que os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participem da Avaliação Docente pelo Discente referente ao segundo semestre letivo de 2019. Podem responder o questionário online os alunos matriculados nos cursos técnicos integrados e subsequentes, graduação, pós-graduação, educação a distância e qualificação profissional.

Até o momento, segundo a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), 56,46% dos 15 mil estudantes matriculados no IFMS participaram do processo avaliativo.

Para acessar o Sistema de Avaliação, que também está disponível na versão mobile (para celulares e tablets), o estudante deve digitar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) nos campos login e senha.

O tempo estimado para preenchimento das 11 perguntas é de 15 minutos. São abordados aspectos da conduta do professor, o que inclui pontualidade, clareza na comunicação, metodologia de ensino e o trabalho na solução de conflitos e problemas de aprendizagem em sala de aula.

A identidade do participante é mantida em sigilo em todo o processo.

Resultados – Após a coleta das informações por meio dos questionários, os pedagogos dos campi analisam os resultados e elaboram relatórios individuais, que deverão ser repassados aos professores entre os dias 20 de novembro e 6 de dezembro.

Após o repasse, a equipe pedagógica elabora um Plano de Trabalho para ser executado no campus. Todas as ações são monitoradas pela Proen.

Em fevereiro, entre os dias 17 e 21, está prevista a realização de um repasse geral sobre os relatórios aos estudantes.

Avaliação - Regida pelo Regulamento da Avaliação Docente pelo Discente, é realizada semestralmente com a finalidade de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no IFMS.

O documento define que a média de cada professor é formada pela média aritmética simples das notas de todas as unidades curriculares durante o semestre avaliado.