Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes são estimulados a criar projetos de negócios sociais

Campo Grande

Estudantes são estimulados a criar projetos de negócios sociais

Segunda edição do Seminário de Empreendedorismo e Inovação foi realizada no Campus Campo Grande no último sábado, 18.
por Juliana Aragão publicado: 21/05/2019 15h42 última modificação: 22/05/2019 12h26
  • Estudantes de cinco campi participaram da atividade - Foto: Propi/IFMS

• O desafio era criar um projeto de negócio social em uma manhã - Foto: Propi/IFMS

• Professores atuaram como mentores das ideias - Foto: Propi/IFMS

Disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo social por meio de uma maratona. Essa foi a proposta da segunda edição do Seminário de Empreendedorismo e Inovação realizada no último sábado, 18, no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O evento reuniu estudantes e professores do Campus Campo Grande, além de docentes dos campi Aquidauana, Corumbá, Jardim e Nova Andradina envolvidos com a Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF) nessas unidades.

"Os grupos deveriam levar em consideração quem seriam os potenciais consumidores e fornecedores, quanto iria custar o negócio, como ganhar dinheiro, ou seja, foram estimulados a atuar como empreendedores", explicou o diretor de Empreendedorismo e Inovação do IFMS, Matheus Neivock,.

Inicialmente, os participantes assistiram a uma palestra. Um dos tópicos era sobre o lean canvas, ferramenta que permite visualizar em uma folha de papel todo o modelo de negócio proposto. Depois, os estudantes foram divididos em grupos e desafiados a ter uma ideia de negócio com impacto social.

O diretor de Empreendedorismo e Inovação do IFMS, Matheus Neivock, participou da atividade junto com os outros docentes, que atuaram como mentores dos grupos.

"Os professores auxiliaram os estudantes a pensar de forma comercial. Os grupos deveriam levar em consideração quem seriam os potenciais consumidores e fornecedores, quanto iria custar o negócio, como ganhar dinheiro, ou seja, foram estimulados a atuar como empreendedores".

Coordenado pela professora Rhasla Abrão, o projeto I Seminário de Empreendedorismo e Inovação foi um dos aprovados na Chamada CNPq/MCTIC-SEPED nº14/2018, que selecionou propostas de eventos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2018.

Negócios Sociais - A melhor ideia de negócio social apresentada na maratona foi a de um grupo que pensou em desenvolver um aplicativo para a gestão do estoque de uma rede de farmácias. O próprio consumidor teria acesso ao banco de dados para saber em quais unidades a medicação estaria disponível.

O grupo com o melhor desempenho na apresentação da proposta foi o que pensou em criar uma rede para a limpeza de córregos e rios. Um dos idealizadores é o estudante Jhonathas Bastos, 16, do curso técnico em Eletrotécnica do Campus Campo Grande.

"Além de ser uma experiência nova, foi muito bacana a atenção que os professores nos deram durante o desenvolvimento do projeto. Um deles explicou como poderíamos agir para aproveitarmos bem a ideia", destacou a estudante Maria Leite.

"Os materiais recicláveis coletados seriam vendidos para empresas do setor de reciclagem, o que aumentaria a renda das famílias que sobrevivem desse trabalho. O projeto traria impactos positivos tanto para a população, mas também ao meio ambiente", explicou Jhonathas.

Maria Vitória Leite, 16, também aluna do curso técnico em Eletrotécnica  na Capital, fez parte de um grupo que propôs a utilização de placas fotovoltaicas nos postes de iluminação pública para reduzir os gastos com o serviço.

"Além de ser uma experiência nova, foi muito bacana a atenção que os professores nos deram durante o desenvolvimento do projeto. Um deles explicou como poderíamos agir para aproveitarmos bem a ideia", destacou.

O diretor de Empreendedorismo e Inovação explica que a proposta é fazer com que atividades semelhantes sejam realizadas em outras unidades do IFMS. "Ao trazer docentes de outros campi para esta edição do Seminário, nós os capacitamos para promover esse tipo de atividade também nas unidades onde atuam", finalizou Matheus.

Além disso, também estão previstas outras duas edições do Seminário ainda este ano em Campo Grande.