Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento é promovido em Naviraí a partir desta terça-feira

Festival de Arte e Cultura

Evento é promovido em Naviraí a partir desta terça-feira

Festival de Arte e Cultura do Campus Naviraí segue até sexta-feira, 26, com programação diversa e entrada gratuita.
publicado: 22/05/2017 10h09 última modificação: 18/07/2017 15h04

O Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a partir desta terça-feira, 23, a edição 2017 do Festival de Arte e Cultura. Todas as atividades do evento são gratuitas e abertas ao público.

A abertura oficial tem início às 19 horas, no auditório da unidade, na Rua Hilda, 203, Bairro Boa Vista. Em seguida, será encenado o espetáculo teatral “A desvantagem de ter duas cabeças”, uma criação do grupo de teatro do IFMS.

A programação prevista até sexta-feira, 26, inclui espetáculos teatrais, apresentações musicais, além de oficinas de mágica, teatro e criação poética.

“A gente espera que o público compareça. Não há muitos eventos artísticos e culturais como esse em Naviraí, então queremos incentivar que as pessoas participem. A receptividade tem sido muito boa, já temos duas oficinas lotadas”, apontou a coordenadora do evento e professora de Artes do campus, Aline Duenha.

Apenas os interessados em participar das oficinas devem fazer pré-inscrição pela página oficial do evento, na qual também estão disponíveis todos os detalhes da programação.

Programação – Na quarta-feira, 24, serão oferecidas duas oficinas no campus do IFMS.

Às 14 horas, interessados e simpatizantes do ilusionismo e das artes cênicas poderão participar da oficina de Artes Mágicas oferecida por Rick Thibau, no auditório. Às 16 horas, será a vez da oficina de Teatro, com Yago Garcia.

Às 20 horas, o público poderá conferir o espetáculo "Labirinto de Histórias", criado por estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) de Contador de Histórias. O evento será no Perpétua Café Brechó (Av. Dourados, 512).

As atividades de quinta-feira, 25, incluem as oficinas de Artes Mágicas e Teatro, às 9 horas, e de Criação Poética, às 14 horas.

Na sequência, às 16h30, o Teatral Grupo de Risco, da capital, apresenta o espetáculo “A princesa engasgada”, com ambientação na Idade Média, quando as companhias viajavam pelo interior dos países europeus se apresentando em carroças. A peça será encenada no Teatro de Arena do campus.

Às 18 horas, no auditório, será realizada uma sessão comentada do filme "Terra Vermelha”, com temática indígena. A ação é promovida pelo Cineclube Naviraí, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Naviraí.

No último dia do evento, sexta-feira, 26, será apresentado “O divertido Mundo Mágico de Rick Thibau”, às 19 horas, no pátio do IFMS. O  encerramento terá ainda com um show musical com banda do campus, liderada por Fernando Messias, professor que coordena um projeto de musicalização.

Festival – Esta é a segunda edição do Festival de Arte e Cultura do IFMS. A partir de agosto, o evento também será realizado em outros oito municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina e Ponta Porã.

Nas programações, estão previstas ações articuladas ao folclore, tradições culturais, cultura afro-brasileira e indígena, além de manifestações populares e eruditas, como música, literatura, artes visuais e dança.

Com fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), o evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e coordenado por cada unidade.

Em 2016, o Festival de Arte e Cultura foi realizado nos campi Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.