Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feiras do IFMS têm novo recorde de projetos selecionados

Semana de Ciência e Tecnologia

Feiras do IFMS têm novo recorde de projetos selecionados

Foram aprovados 795 trabalhos para apresentação no evento, que ocorre em dez municípios durante a edição 2018 da Semana de Ciência e Tecnologia.
por Osvaldo Sato publicado: 01/10/2018 10h03 última modificação: 01/10/2018 11h02

Foi publicado na sexta-feira, 28, na Central de Seleção, o resultado da seleção de trabalhos aprovados para as Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os eventos serão realizados nesta semana nos dez campi da instituição.

Foram aprovados 795 projetos, o que representa novo recorde na história da instituição. O número é 18% maior que os 673 aprovados na edição 2017.

O campus com maior número de aprovados foi Campo Grande, com 170 trabalhos, seguido de Três Lagoas (94), Nova Andradina (87), Aquidauana (76), Ponta Porã (73), Coxim (68), Naviraí (67), Corumbá (66), Jardim (63) e Dourados (31).

As Feiras fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), que na edição de 2018 possui o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades".

Seleção - Os trabalhos foram selecionados com base nos projetos submetidos ao Edital nº 046/2018, de abertura das Feiras de Ciência e Tecnologia. A seleção se destinou a estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), ensino médio, técnico integrado e egressos do IFMS.

Na avaliação dos resumos foram considerados aspectos como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

O responsável pelo projeto selecionado deve providenciar os itens necessários para apresentação dos trabalhos como caderno de campo, relatório, pôster/banner, maquete/protótipo e apresentação oral, conforme orientações contidas na Central de Seleção.

Feiras - Nas feiras, que são abertas a toda a comunidade, os estudantes expõem seus trabalhos e serão analisados por comissões avaliadoras, compostas por professores e pesquisadores oriundos de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos.

As premiações para os melhores projetos serão divididas nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhor pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico.

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação que deve ser retirado no campus responsável pela organização da feira onde o trabalho foi apresentado.

Semana de Ciência e Tecnologia - As Feiras compõem a programação da Semana de Ciência e Tecnologia, realizada no IFMS também no período de 1º a 5 de outubro.

O evento conta com minicursos, palestras, oficinas, mesas-redondas, seminários, entre outras atividades. Parte delas é aberta ao público, enquanto outras são destinadas exclusivamente aos estudantes do IFMS.

A programação completa por município está disponível na página da SCT 2018.

Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS

Evento Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 01, 02 e 05/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 03 a 05/10