Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival em Corumbá tem início nesta quarta-feira

Festival em Corumbá tem início nesta quarta-feira

Até sexta-feira, 15, serão oferecidos workshops, oficinas, show de talentos e "rolês" culturais. Todas as atividades são gratuitas e parte delas é aberta ao público.
por Juliana Aragão publicado: 11/11/2019 11h03 última modificação: 12/11/2019 08h44

O Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem início nesta quarta-feira, 13, em Corumbá. Durante três dias, a população poderá participar de uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas.

O evento será aberto às 19 horas, na biblioteca do campus (Rua Pedro de Medeiros, s/nº, Bairro Popular Velha). Além de apresentações artísticas, o público presente poderá conferir os resultados de ações de arte, cultura e comunicação realizadas no IFMS. A cerimônia é aberta às comunidades interna e externa.

A programação do Festival, que segue até sexta-feira, 15, prevê shows de talentos e "rolês culturais" com estudantes de escolas públicas, inclusive do IFMS. Os alunos farão uma visita guiada a pontos históricos, culturais e artísticos de Corumbá. O roteiro inclui o Porto Geral, as praças da República e da Independência, e o Instituto do Homem Pantaneiro.

Oficinas com temáticas variadas serão oferecidas a estudantes e servidores do IFMS. Entre os temas, escultura em argila, arte do grafite, gastronomia regional, circo e turbante. Algumas atividades já estão com as inscrições esgotadas.

“Corumbá e Ladário possuem uma diversidade artística e cultural e precisam de momentos como esse para valorizar e divulgar os trabalhos que são desenvolvidos”, ressalta a coordenadora do Festival, Cryseverlin Santos.

Já os workshops de dança são abertos ao público. Os interessados poderão aprender os passos de estilos como o popping, dance hall, house dance, street funk, vogue dance e krump. A maioria não precisa de inscrição prévia.

O Festival terá ainda palestra sobre a cultura hip hop e concursos de desenho, fotografia e dança de rua. A programação completa está disponível na página do evento.

A coordenadora do Festival e professora de História, Cryseverlin Santos, explica que a intenção do evento é levar o público a conhecer, pensar, ter experiências e deixar fluir as emoções por meio da arte e da cultura.

“As cidades de Corumbá e Ladário possuem uma diversidade artística e cultural e precisam de momentos como esse para valorizar e divulgar os trabalhos que são desenvolvidos, por isso a concessão de auxílio institucional foi fundamental para apresentar atividades de alto nível de qualidade”, ressalta.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o evento devem ser enviados para o e-mail .

Festival de Arte e Cultura – Em 2019, o evento já foi realizado nos municípios de Coxim, Naviraí, Ponta Porã, Aquidauana e Campo Grande.

Entre 20 e 22 de novembro, o Festival será promovido em Dourados. Em Nova Andradina, as atividades serão oferecidas entre os dias 25 e 27; e em Jardim o evento ocorrerá no período de 27 a 30 de novembro. A programação por município está disponível na página do Festival.

O Festival é um evento de extensão que oportuniza estudantes, servidores e o público em geral a demonstrar os talentos nas artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais e dança. Ao incentivar a circulação da produção artística e cultural, promove o desenvolvimento social, despertando o interesse nas ações desenvolvidas no IFMS.

Organizado desde 2016 pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento recebe auxílio financeiro via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Informações e fotos das edições anteriores podem ser conferidas na página do Festival.