Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival em Ponta Porã começa nesta quarta-feira

Arte e Cultura

Festival em Ponta Porã começa nesta quarta-feira

Evento gratuito e aberto ao público prevê oficinas, minicursos, palestras, workshops e apresentações artísticas e culturais. Atividades seguem até sexta-feira, 1º.
por Juliana Aragão publicado: 29/10/2019 11h12 última modificação: 04/11/2019 09h22

Durante três dias, a população de Ponta Porã e região terá a oportunidade de participar de uma série de atividades gratuitas em mais uma edição do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que, no município, tem como foco as expressões artísticas e culturais da fronteira com o Paraguai.

"O multiculturalismo fronteiriço é a riqueza da nossa cidade e o Festival é um dos espaços para essas manifestações. O evento proporciona uma viagem intercultural que envolve não somente as culturas do Brasil e do Paraguai, mas de todos os povos que aqui vivem e colaboram nesta amplitude cultural”, explica a coordenadora do evento, Tânia Fujii, que atua como intérprete de Libras do IFMS.

"O multiculturalismo fronteiriço é a riqueza da nossa cidade e o Festival é um dos espaços para essas manifestações. O evento proporciona uma viagem intercultural  que envolve todos os povos que aqui vivem”, explica a coordenadora do evento.

A abertura oficial do evento é aberta ao público e será realizada nesta quarta-feira, 30, a partir das 18h30, no salão paroquial da Igreja Matriz São José, localizada na Avenida Brasil, 3.144, Centro. A programação prevê apresentações musicais e de dança.

Até sexta-feira, 1º, os interessados poderão participar de oficinas de origami, teatro e música para sala de aula, além de minicursos sobre educação patrimonial e arte e impressão 3D. Também está prevista uma palestra sobre música, fronteira e identidade cultural e um workshop que trata das línguas faladas na região: português, espanhol e guarani.

“Nós estamos presentes em um ambiente trilíngue que forma o 'Jopara Porã', que significa mistura bonita. É muito comum os moradores da região utilizarem os três idiomas no cotidiano”, ressalta Tânia.

A programação prevê ainda a I Mostra de Dança do IFMS, apresentações musicais, exibição de filmes e documentários, show de humor e a premiação do concurso literário.

Os detalhes de cada atividade, como datas, locais e horários, estão disponíveis na página do Festival.

Dúvidas e solicitações de informações devem ser enviadas ao e-mail .

Outros municípios – Em Coxim e Naviraí, a edição 2019 do Festival de Arte e Cultura do IFMS foi realizada entre o final de setembro e início de outubro.

Até o final de novembro, o evento será promovido em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim e Nova Andradina. Confira a programação por campus e as datas em cada município: 

Município Data de realização prevista*
Aquidauana 05 a 09 de novembro
Campo Grande 05 a 07 de novembro
Corumbá 12 a 15 de novembro
Dourados 20 a 22 de novembro
Jardim 27 a 30 de novembro
Nova Andradina 25 a 27 de novembro

*As datas de realização do evento podem ser alteradas pelos campi.

Festival de Arte e Cultura - É uma oportunidade para que as comunidades interna e externa possam demonstrar os talentos nas artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais e dança. 

O evento recebe auxílio financeiro do IFMS por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Mais informações e fotos das edições anteriores estão disponíveis na página do Festival de Arte e Cultura.