Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival tem início nesta quarta-feira em Dourados

Arte e Cultura

Festival tem início nesta quarta-feira em Dourados

Evento segue até sexta-feira, 22, na Escola Estadual Presidente Vargas, com atrações gratuitas e concursos em dez categorias
por Osvaldo Sato publicado: 19/11/2019 10h33 última modificação: 19/11/2019 10h33

Começa nesta quarta-feira, 20, em Dourados, o Festival de Arte e Cultura 2019 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Com o tema "Arte: a tecnologia de todos os tempos", o evento gratuito e aberto ao público busca fortalecer a identidade cultural e o despertar para a autoria nas diversas formas de expressões artísticas.

Nesta edição, foram promovidos concursos em dez categorias: conto, batalha de poesia, cosplay, dança, desenho, fotografia, música, pintura digital, diorama digital e curta-metragem. O resultado está publicado na página do Festival.

"Este é um projeto de extensão e levando-o para uma escola estadual atenderemos também esta outra comunidade. Teremos, inclusive, participação de artistas dali", ressalta a coordenadora do evento, Karina Vicelli.

Para a coordenadora do evento e professora de Português, Karina Vicelli, o número de inscritos demonstra que o Festival já se consolidou.

"Recebemos cerca de 80 inscrições e isso representa um número ainda maior de participantes, pois temos muitas apresentações em grupo, como de dança e bandas", afirmou Karina.

Todas as atividades serão oferecidas na Escola Estadual Presidente Vargas, o que - segundo a coordenadora do evento - abre a possibilidade para um público diferenciado conferir a programação.

"Este é um projeto de extensão e levando-o para uma escola estadual atenderemos também esta outra comunidade. Teremos, inclusive, participação de artistas dali", ressaltou.

Programação - O evento será aberto às 13 horas, com uma série de apresentações culturais e de projetos, como o Música & Companhia e Sonetos. A programação de abertura inclui ainda declamação de poesia, exibição de curta-metragem, apresentação de grupo teatral indígena e shows musicais.

Na sequência, iniciam-se as apresentações dos inscritos nos concursos nas categorias curta-metragem, conto, poesia e cosplay, com premiação ao final do dia.

Na quinta-feira, 21, estão previstas as disputas das categorias dança, desenho e fotografia, além de apresentações culturais diversas, como do grupo de dança Roma Dancers e show com a banda indígena Matilha Jaguapiru.

O evento termina na sexta-feira, 22, com apresentações de música, diorama e pintura digital, além do desfile da Escola Presidente Vargas, leitura de conto e shows. Parte da programação está disponível na página do Festival.

Em todas as categorias do concurso serão premiados os três primeiros colocados. Os vencedores receberão troféus produzidos no IFMaker, laboratório de inovação do campus.

A entrada para o evento é gratuita. Quem quiser poderá contribuir com alimentos não perecíveis que serão doados a instituições de assistência social do município.

Dúvidas e pedidos de informações devem ser enviados para o e-mail .

Festival de Arte e Cultura – Em 2019, o evento já foi realizado nos municípios de Coxim, Naviraí, Ponta Porã, Aquidauana, Campo Grande e Corumbá.

Em Nova Andradina, as atividades serão oferecidas entre os dias 25 e 27 de novembro. Já em Jardim o evento ocorrerá no período de 27 a 30 de novembro. A programação por município está disponível na página do Festival.

O Festival é um evento de extensão que oportuniza estudantes, servidores e o público em geral a demonstrar os talentos nas artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais e dança. Ao incentivar a circulação da produção artística e cultural, promove o desenvolvimento social, despertando o interesse nas ações desenvolvidas no IFMS.

Organizado desde 2016 pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento recebe auxílio financeiro via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Informações e fotos das edições anteriores podem ser conferidas na página do Festival.