Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Homologadas inscrições de 197 projetos de pesquisa

Homologadas inscrições de 197 projetos de pesquisa

Para o ciclo 2017-2018, foram homologados 197 projetos de pesquisa, totalizando 441 planos de trabalho. A relação pode ser consultada na Central de Seleção.
publicado: 08/06/2017 09h33 última modificação: 28/08/2017 13h21

Divulgada nessa quarta-feira, 7, a lista de inscrições homologadas no edital do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec), que oferece apoio para o desenvolvimento de projetos de pesquisa no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

“Os números alcançados são resultado do interesse de professores e estudantes da instituição na área da pesquisa. Esperávamos e conseguimos manter a quantidade de projetos homologados em 2016, pois foram significativos e apresentaram aumento expressivo em relação à 2015”, afirmou o diretor de Pesquisa do IFMS, Angelo Cesar de Lourenço.

Em 2016, foram homologados 170 projetos de pesquisa, um aumento de cerca de 80% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), entre 2012 e 2016 o IFMS apoiou o desenvolvimento de 872 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

Cronograma – A previsão é que o resultado preliminar do processo seletivo seja divulgado até 26 de junho, na Central de Seleção.

Até 3 de julho deverão ser divulgados o resultado final e a quantidade de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IFMS disponibilizada, assim como o valor total para apoio e incentivo à pesquisa e inovação.

Os estudantes bolsistas deverão ser indicados pelo coordenador da pesquisa até 7 de julho. Podem ser indicados estudantes dos cursos técnicos integrados ou da graduação do IFMS, que tenham cursado pelo menos um semestre e não estejam cursando o último semestre no ato da implementação do projeto de pesquisa.

Bolsas e Apoio – As bolsas serão concedidas de agosto de 2017 a julho de 2018. O valor mensal é de R$ 100,00 para estudantes dos cursos técnicos integrados e de R$ 400,00 para os da graduação.

Cada projeto de pesquisa poderá contemplar até três planos de trabalho, ou seja, no máximo três estudantes.

Os projetos de pesquisa não contemplados com bolsas serão considerados aprovados na categoria voluntário. Seja bolsista ou voluntário, o estudante deve dedicar-se às atividades de pesquisa por, no mínimo, 5 horas (nível médio) ou 20 horas (graduação) semanais.

O valor do Apoio e Incentivo à Pesquisa e Inovação pode ser de até R$ 200,00 (nível médio) ou R$ 400,00 (nível superior) por proposta selecionada, sendo que os recursos devem ser aplicados no custeio dos projetos.

Projetos de pesquisa - Deverão ser desenvolvidos pelo período de concessão das bolsas, ou seja, de agosto de 2017 a julho de 2018.

O relatório parcial deve ser entregue até 1º de março, e o final até 31 de agosto de 2018.

Neste ciclo, os estudantes de graduação com projetos aprovados poderão utilizar a pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).