Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS amplia número de acordos de cooperação técnica e de estágio em 2018

IFMS Transparente

IFMS amplia número de acordos de cooperação técnica e de estágio em 2018

Dados disponibilizados no Relatório de Gestão 2018 revelam aumento significativo do número de ações de integração do IFMS com setores da sociedade no ano passado.
por Laura Silveira publicado: 11/07/2019 13h45 última modificação: 11/07/2019 14h31
  • Capa 5

A fim de estabelecer conexões com os setores da sociedade, por meio da transferência de conhecimento e da troca de experiências, a prática extensionista constitui-se um dos pilares do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ao lado do ensino e da pesquisa. E os resultados na área da extensão na instituição têm avançado, como revelam os dados disponibilizados no Relatório de Gestão 2018, quando comparados ao ano anterior.

Um dos índices que mais se destacam diz respeito ao aumento de parcerias firmadas. Em 2018, foram formalizadas pelo IFMS 178 novas parcerias para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, articulando-se aos setores produtivos e sociais de Mato Grosso do Sul.

"Cada vez mais buscamos apoio e parcerias que contribuam para o desenvolvimento institucional. Quanto mais parceiros, maior é a possibilidade de integração entre o público interno e a comunidade”, ressaltou o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi

O incremento no número refere-se à formalização de novos convênios de estágio com entidades públicas e privadas para a oferta de vagas a estudantes da instituição, além de Acordos de Cooperação Técnica, como parte das ações de integração com os setores da sociedade.

“Os números refletem não só o crescimento da extensão, mas também do próprio IFMS. Cada vez mais buscamos apoio e parcerias que contribuam para o desenvolvimento institucional. Quanto mais parceiros, maior é a possibilidade de integração entre o público interno e a comunidade”, ressaltou o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi.

Total de parcerias firmadas em 2018

Em 2018, foram firmados 128 convênios de estágio, contra 97 no ano anterior, o que representa um aumento de mais de 30%. Essas parcerias possibilitam a realização de atividades práticas pelos estudantes da instituição, com a finalidade de complementar a formação acadêmica. Atualmente, o IFMS possui 326 convênios de estágios ativos com instituições de diversas naturezas jurídicas, com destaque para as empresas privadas, que respondem por 251 parcerias.

Histórico de convênios de estágio

O aumento gradativo do número de convênios de estágio impacta diretamente na quantidade de estudantes do IFMS que desenvolvem atividades práticas em empresas e instituições parceiras. Em 2018, 795 estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio e da graduação fizeram estágio.

Número de estágios realizados em 2018

Os Acordos de Cooperação Técnica são os documentos que institucionalizam as parcerias com vistas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Em 2018, o número de acordos firmados também teve um aumento significativo em comparação ao ano anterior, de 61%, passando de 31 para 50.

Acordos de Cooperação Técnica firmados em 2018 - por natureza jurídica

Outros números - As atividades extensionistas desenvolvidas no IFMS orientam-se pela Política de Extensão, pelo Programa Institucional de Bolsas e Auxílios de Extensão aos Estudantes (Pibaex) e pelo Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), por meio dos quais são apoiados projetos, cursos ou eventos de extensão, bem como a participação de estudantes em eventos científicos, culturais e esportivos.

Em 2018, o IFMS também ampliou o número de atividades extensionistas realizadas. O índice apresentou aumento de 16%, passando de 116 atividades, em 2017, para 135 no ano passado, considerando aquelas executadas com e sem fomento institucional. 

Tais atividades enquadram-se em áreas temáticas e linhas de extensão diversas, mas que, em sua maioria, permeiam entre as seguintes: projetos (meio ambiente e tecnologia/produção), cursos (educação e tecnologia/produção) e eventos (cultura, meio ambiente e tecnologia/produção).

Já os recursos da assistência estudantil para a extensão, em 2018, foram divididos entre bolsas concedidas a estudantes que participaram de atividades de extensão, e auxílios-viagem para participação de estudantes em eventos científicos, esportivos e culturais.

Valores liquidados da assistência estudantil para apoio à extensão

O número de bolsistas de extensão quase triplicou em 2018 quando comparado a 2017, o que retrata o esforço do IFMS em incentivar o envolvimento dos estudantes em ações que fortaleçam a permanência e o êxito por meio da prática de atividades esportivas, artísticas e culturais, bem como o desenvolvimento de novos saberes e competências a partir do incentivo à apresentação de projetos de extensão em eventos científicos.

Histórico de bolsistas de extensão

“Passamos a publicar editais específicos para fomento de cursos, eventos e projetos de extensão, além de um específico para atividades relacionadas à inclusão. Também incentivamos a participação de servidores e estudantes em eventos, por meio de apoio financeiro, e ofertamos capacitação sobre elaboração e avaliação de atividades de extensão, promovendo um melhor entendimento do que é, de fato, a extensão no IFMS”, apontou o pró-reitor.

Planejamento Estratégico - Os resultados alcançados no que tange à área da extensão dispostos no Relatório de Gestão 2018 estão alinhados ao Mapa Estratégico do IFMS - válido até o ano passado -, elaborado a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2014-2018, e atendem à perspectiva dos Estudantes e Sociedade (Resultados Institucionais).

A partir do Tema Estratégico "Produzir conhecimento e inovações tecnológicas para a sociedade", foram propostos dois objetivos estratégicos relacionados à extensão: realizar parcerias com instituições e movimentos sociais, e aplicar o conhecimento tecnológico e cultural nas comunidades.

"O PDI 2014-2018 foi um bom exercício para todos, e foi preciso encontrar um equilíbrio entre olhar para o próprio documento e também para a realidade, que oscilou bastante ao longo desses anos. Consideramos que a maior parte das metas relacionadas à área extensionista foram, sim, atingidas. Conseguimos ampliar o trabalho mesmo com menos recursos disponibilizados", finalizou Airton.

"Consideramos que a maior parte das metas relacionadas à área extensionista no PDI 2014-2018 foram, sim, atingidas. Conseguimos ampliar o trabalho mesmo com menos recursos disponibilizados", finalizou Airton.

Novo Relatório de Gestão - Para facilitar a compreensão dos conceitos aplicados no processo de prestação de contas e o acesso do cidadão aos resultados alcançados, o IFMS utilizou o modelo de relato integrado, proposto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na elaboração do Relatório de Gestão 2018.

O documento foi reestruturado para ter foco nos resultados e na análise crítica. Além disso, houve uma reformulação do projeto gráfico, tornando-o visualmente mais organizado e atrativo. O Relatório de Gestão 2018 possui 135 páginas divididas em sete capítulos. O Relatório de Gestão 2017, por exemplo, tinha 11 capítulos e mais de 440 páginas.

Em comparação ao modelo anterior, o relato integrado traz inovações como foco nos resultados alcançados no exercício da instituição; linguagem cidadã, simples e de fácil entendimento; e a redução significativa no tamanho dos documentos.

IFMS Transparente - Esta reportagem sobre os índices da Extensão integra a série "IFMS Transparente", que até o final do mês apresentará os principais dados que constam no Relatório de Gestão 2018.

No início da semana, o tema central tratado foi Ensino, com enfoque na ampliação do atendimento a estudantes de baixa renda em 2018.