Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS celebra parceria com consulado da França

IFMS celebra parceria com consulado da França

Representantes do Consulado Geral da França em São Paulo realizaram assinatura simbólica de acordo geral de cooperação e participaram de reuniões de trabalho no IFMS.
por Laura Silveira publicado: 25/08/2017 07h59 última modificação: 29/08/2017 14h24
Exibir carrossel de imagens Representantes do consulado foram recebidos na sede da reitoria do IFMS - Foto: Ascom/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebeu nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24, representantes do Consulado Geral da França em São Paulo para assinatura simbólica de acordo geral de cooperação e uma série de reuniões de trabalho.

A parceria já havia sido firmada em abril e publicada no Diário Oficial da União (DOU). O acordo tem como objetivo fazer com que o Instituto e o consulado promovam ações conjuntas nas áreas acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural. As ações serão formalizadas por meio de Planos de Trabalho, nos quais devem ser definidas as obrigações de ambas as partes.

“Esta parceria com o consulado francês é mais uma etapa que o IFMS dá no caminho da internacionalização, que é um processo fundamental e irreversível para todas as instituições atualmente”, apontou o reitor Luiz Simão Staszczak.

A equipe do consulado foi representada pela cônsul honorária, Aline Chaves, o assessor técnico internacional de inovação, Cyrille Munoz, o responsável pelo setor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado, Gerard Perrier, e o perito em Educação do Ministério Francês da Educação, Vincent Nédélec.

“Viemos para conhecer as demandas e as perspectivas de colaboração que a instituição tem com a França, a fim de estabelecermos estratégias para trabalharmos juntos mais efetivamente”, apontou Vincent.

O foco do encontro girou em torno da área de inovação tecnológica. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação apresentou algumas pesquisas desenvolvidas na instituição que já foram destaque em eventos e veículos de comunicação nacionais e internacionais.

“O encontro foi um importante passo do processo de internacionalização do IFMS, que tem aberto novas possibilidades de parcerias em áreas importantes ligadas à inovação. Estamos avançando em diversas áreas como empreendedorismo, pré-incubação e propriedade intelectual. Nossos estudantes têm grande interesse na área de pesquisa, principalmente a da pesquisa aplicada”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka.

O consulado confirmou o interesse na cooperação em projetos ligados à pesquisa que possam ser úteis para a indústria francesa.

“O objetivo aqui no IFMS é permitir e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que sejam desenvolvidas na instituição, ver como podemos utilizar os resultados das pesquisas que possam interessar indústrias francesas e como o IFMS pode interagir conosco para desenvolver este produto para a indústria”, ressaltou o assessor Cyrille.

Reuniões – Os representantes do Consulado Geral da França conheceram a equipe de gestores do IFMS, entre pró-reitores, diretores executivos e sistêmicos, e assessores. Os diretores-gerais dos campi participaram da reunião via videoconferência.

O reitor da instituição fez uma apresentação com dados históricos e atuais do IFMS, reforçando a distribuição estratégica no Estado no atendimento da população por meio da divisão das áreas de abrangência dos campi.

Na ocasião, também foi realizada uma série de reuniões do consulado com representantes de instituições do Estado, para apresentações sobre ações resultantes de parcerias internacionais.

Estiveram presentes as universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federal da Grande Dourados (UFGD), Católica Dom Bosco (UCDB), Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae).

A programação foi finalizada na manhã dessa quinta-feira, 24, com um encontro de pró-reitores de Pesquisa dos institutos federais de Goiás (IFG), Goiano (IFGoiano) e Mato Grosso (IFMT). A iniciativa visa apresentar as instituições e tratar sobre possíveis parcerias com o consulado.

“A interação com os parceiros locais e demais institutos federais da região Centro-Oeste foi uma experiência de discussão sobre o desenvolvimento de nossos IFs e de Mato Grosso do Sul”, finalizou o pró-reitor Naka

Ideias inovadores - Na visita, os representantes do consulado também conheceram as ideias inovadoras de servidores e estudantes do IFMS para as demandas do setor automotivo francês.

O banco é composto por ideias apresentadas em vídeos, de dois minutos, que explicam a ideia inovadora de forma clara e objetiva. A campanha interna fomentou soluções tecnológicas para 41 demandas, entre as quais inovações de iluminação interior, sistema de detecção automática de nevoeiro de baixo custo, calotas com materiais inovadores, entre outras.