Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS conquista 73% de prêmios do Centro-Oeste

Febrace

IFMS conquista 73% de prêmios do Centro-Oeste

publicado: 22/03/2016 17h32 última modificação: 24/10/2017 13h31
Delegação do estado conquistou 21 prêmios na Febrace - Foto: Delegação IFMS

Com prêmios na bagagem e muitas experiências para compartilhar. É assim que a delegação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) retorna da edição 2016 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace), promovida em São Paulo na semana passada.

Realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a 14ª edição da Feira reuniu mais de 300 projetos de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Com a premiação, o IFMS se consolida como a principal instituição de educação básica do Centro-Oeste no evento. Dos 26 prêmios conquistados por trabalhos da região, 19 são de alunos do Instituto. Outras duas pesquisas de Mato Grosso do Sul também foram reconhecidas na Febrace.

"Os prêmios para a delegação do Estado são resultado do esforço de estudantes, professores e parcerias com a UFMS e UFGD, por meio das feiras de ciências promovidas por estas instituições. O trabalho em conjunto é o grande trunfo para que o MS se destaque e que tem refletido em premiações para além do IFMS", apontou a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação em exercício, Tatiane de Araújo.

Composta por oito servidores, 12 estudantes e seis egressos, a delegação do IFMS apresentou 12 projetos de pesquisa desenvolvidos em cinco campi. Destes, oito foram premiados, conforme a tabela abaixo.

A participação foi viabilizada com o custeio de diárias dos servidores e auxílio financeiro aos estudantes matriculados na instituição. O transporte de toda a delegação do Estado foi de responsabilidade do Grupo de Tecnologias e Ensino de Ciências Arandú, da UFMS.

Internacional - Entre os principais prêmios, o projeto do estudante do Campus Aquidauana, Luiz Fernando da Silva Borges, obteve o credenciamento para a Intel ISEF, considerada uma das maiores competições científicas de ensino médio do mundo. O evento será realizado em maio, nos Estados Unidos.

Sob a orientação dos professores Leandro de Jesus e Diogo Milagres, a pesquisa consiste no desenvolvimento de um antebraço robótico que possui a capacidade de movimentar continuamente diversas articulações da mão e pulso, além de devolver a seu usuário a sensibilidade tátil. O trabalho recebeu outros quatro prêmios, incluindo a primeira colocação na categoria Engenharia.

Outra conquista internacional foi a credencial para participação na feira Genius Olympiad, que ocorrerá em junho, também nos Estados Unidos. O projeto “Agroduíno: sensoriamento agrícola” é realizado pelo estudante Vinícius Belló, do Campus Ponta Porã. Ele também ficou na primeira colocação da categoria Ciências Agrárias.

Com a utilização de recursos de baixo custo, a ferramenta permite que produtores rurais monitorem fatores climáticos importantes para o cultivo, como umidade, temperatura e pressão do ar.

Mais prêmios - O Campus Campo Grande conquistou o maior número de prêmios na Febrace, oito no total. As três pesquisas do campus que participaram do evento foram premiadas.

O destaque foi o projeto do software educativo Do the Evolution, que auxilia na compreensão das teorias da evolução e coloca o computador como um facilitador no ensino da biologia.

Com cinco prêmios na Feira, o trabalho é desenvolvido pelos alunos Denison Barbosa e Giulia Milan, que foi a grande vencedora do Prêmio Intel Mulheres e Tecnologia na Febrace.

Histórico – O IFMS conquista prêmios na Feira desde o primeiro ano de participação, em 2012. No ano seguinte, a delegação conquistou oito prêmios.

Em 2014, o número chegou a 14. Já no ano passado, o Instituto conquistou a maior premiação alcançada nos quatro anos de participação.

Foram 16 prêmios para cinco projetos dos campi Aquidauana, Campo Grande, Nova Andradina, Três Lagoas.

Mais informações sobre a Feira e a lista completa dos projetos premiados estão disponíveis na página oficial do evento.

Relação dos projetos do IFMS premiados

Campus Projeto Participante Prêmio
Aquidauana Prendendo fantasmas em robôs: um novo método de controle e design para próteses mioelétricas transradiais e rearranjo neuronal do mapa de Penfield para feedback tátil Luiz Fernando da Silva Borges (Estudante)

Leandro de Jesus (Orientador)