Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS destina R$ 150 mil para participação de estudantes em olimpíadas científicas

Apoio

Além da participação nos eventos, edital prevê auxílio para que coordenadores das propostas desenvolvam atividades e eventos preparatórios, como minicursos, treinamentos e competições internas.
por Osvaldo Sato publicado: 06/11/2018 16h27 última modificação: 06/11/2018 16h27

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) lançou nesta terça-feira, 6, edital para apoio à participação de estudantes da instituição em olimpíadas nacionais de conhecimento científico. Esta é a primeira oferta de apoio para esta finalidade, por meio de edital.

O recurso será viabilizado pelo Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), aos docentes coordenadores selecionados para preparação de equipes de estudantes do ensino técnico de nível médio integrado.

O Edital nº 78/2018, com todas as normas desta seleção, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Serão destinados até R$ 150 mil, podendo atender até 10 propostas de R$ 15 mil. Cada Campus poderá apresentar apenas uma proposta, estando a cargo da Direção-Geral a articulação, a organização e a seleção interna da proposta a ser submetida.

"Com este edital, além de viabilizarmos a participação de nossos estudantes em olimpíadas nacionais, incentivamos o desenvolvimento de atividades relacionadas às temáticas em nossos campi e nos municípios onde estão inseridos, com a realização de eventos preparatórios, como minicursos, treinamentos e competições internas", destacou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) do IFMS, Marco Naka.

Segundo a Propi, a implementação do auxílio ainda em 2018 está condicionada à disponibilidade orçamentária do IFMS no ano corrente.

Propostas - A proposta do campus pode contemplar a participação em mais de uma olimpíada. Neste caso, o coordenador geral da proposta deverá ser o diretor responsável pela pesquisa no campus, podendo ser nomeados coordenadores específicos para cada olimpíada

Para escolha do coordenador geral da proposta, devem ser considerados sua experiência em participações ou organizações de competições/olimpíadas na(s) área(s) escolhidas pelo campus.

A relação de olimpíadas científicas apoiadas pelo CNPq e por este edital estão publicados no Anexo I

Quanto à escolha dos estudantes, estes deverão estar preferencial e regularmente matriculados, no máximo, até o 5º período em um curso técnico integrado de nível médio.

As propostas devem, ainda, contemplar em seu plano de atividades, a realização de eventos preparatórios: minicurso de, no mínimo, 20 horas; encontros semanais para treinamento; competições internas com as regras da competição oficial; e minicurso na Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS 2019.

Submissão - Deve ser feita pelo proponente, de 8 à 19 de novembro, por meio do módulo Pesquisa do SUAP.

Para cada temática de olimpíada constante no projeto, deve ser feito um plano específico de trabalho. Todos os formulários necessários para o cadastro e submissão estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

As propostas serão avaliadas até a data de 29 de novembro. Um resultado provisório será divulgado em 6 de dezembro, com resultado final previsto para 11 de dezembro de 2019.

O período de execução da proposta deve estar compreendido entre dezembro de 2018 e novembro de 2019.

Histórico - As olimpíadas nacionais de conhecimento ocorrem anualmente, geralmente em fases classificatórias regionais, estaduais até a nacional. Configuram-se como um espaço de apresentação, exposição e estímulo aos estudantes em diferentes áreas.

O IFMS tem apresentado resultados expressivos em olimpíadas nas diversas áreas de conhecimento, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Robótica, Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e outras.