Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS encerra disputas da etapa Centro-Oeste dos Jogos

Jifco

IFMS encerra disputas da etapa Centro-Oeste dos Jogos

Campo Grande sediou evento de 6 a 10 de setembro, reunindo mais de 700 atletas, representando institutos federais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
por Osvaldo Sato publicado: 11/09/2017 15h24 última modificação: 11/09/2017 15h47
IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou na tarde de domingo, 10, no Rádio Clube Campo, a cerimônia de encerramento dos Jogos dos Institutos Federais - etapa Centro-Oeste, realizada em Campo Grande.

A competição reuniu mais de 700 atletas, representando o IFMS, o Campus Campo Grande (Sede/IFMS) e os institutos federais de Mato Grosso, Goiás, Goiano e Brasília. Foram disputadas 11 modalidades esportivas.

A delegação do IFMS conquistou 14 medalhas de ouro, 13 de prata e 15 de bronze. Já o Campus Campo Grande, como sede da competição, alcançou 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 12 de bronze.

Os atletas e equipes campeãs conquistaram o direito de representar a região Centro-oeste na disputa dos Jogos dos Institutos Federais - etapa Nacional, que será realizada no mês de outubro em Poços de Caldas-MG, pelo Instituto Federal de Sul de Minas (IFSuldeminas).

Após a entrega de troféus e medalhas aos primeiros colocados, a cerimônia foi encerrada pelo reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, que parabenizou - pela organização do evento - a Pró-reitoria de Extensão, o Campus Campo Grande e equipes de apoio, formada por servidores e estudantes.

Os professores de educação física presentes destacaram que os Jogos transcorreram de forma positiva, com a competitividade natural, mas com também com interação e ajuda mútua entre as delegações.

“A competição apresentou o menor número de recursos, reclamações, e com grande interação entre as equipes, o que demonstra o clima agradável dos Jogos; embora no ambiente de competição exista a disputa, fora deixa de existir”, destacou a professora Flávia Heloísa Silva, do Campus Aquidauana.

Para o chefe da delegação do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Anderson Ribeiro, a organização dos Jogos demonstra consolidação não apenas do evento, mas do esporte dentro da rede federal.

“O esporte de nossos institutos na região Centro-Oeste sai ainda mais fortalecido destes Jogos e, agora, iremos unir forças com nossos co-irmãos para a etapa nacional e alcançarmos os resultados”, afirmou.

Resultados - O Campus Aquidauana representou o IFMS, dentre outras, nas modalidades de futsal e futebol masculino, alcançando dois vice-campeonatos. O atleta Marcelo Henrique afirmou que, apesar de terem o título como objetivo, a equipe realizou um boa competição.

“As disputas foram muito fortes, todos os times bem preparados e infelizmente não alcançamos o objetivo”, afirmou. “Vamos nos preparar para, no ano que vem, chegarmos até o nacional”, contou o atleta.

Uma das modalidades mais concorridas, o futsal masculino teve sua final realizada na manhã de domingo, 10, no Colégio Status, com o confronto entre o IFMS e o IFMT. Após empate sem gols no período normal, a disputa foi para a prorrogação, quando o time de Mato Grosso fez dois gols e ficou com a vaga para a etapa nacional.

Entretanto, o IFMS garantiu durante a semana vagas para diversas modalidades na disputa da etapa em Poços de Caldas. A delegação garantiu vagas nas modalidades de xadrez, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa, judô e natação.

No vôlei de praia, a dupla formada pelos estudantes Felipe Lima e Marcelo Tiago garantiu a medalha de ouro. Na disputa feminina, a dupla Luana Lara e Vitória Sabrina conquistou a medalha de prata para a Sede - Campus Campo Grande.

O IFMS conquistou ainda, nas modalidades coletivas, a medalha de prata no basquetebol masculino e bronze no handebol masculino. O Campus Campo Grande conseguiu a medalha de bronze nas disputas do voleibol e futsal feminino.

Na competição de tênis de mesa, o IFMS apresentou domínio, com as medalhas no individual masculino, de ouro (Giovani)  e prata (Diego) para o IFMS, e bronze para a Sede (Pedro Henrique); e ouro no individual feminino (Jessica barbosa) para o IFMS. Nas duplas masculino, o IFMS conquistou o ouro (Giovani e Diego) e a Sede (Carlos e Pedro) ficou a prata.

Nos tatames do judô, o IFMS conquistou quatro medalhas de ouro, com José Andrade (Absoluto e 55 até 60 kg), Evandro Oliveira (66 a 73 kg) e Alexandre Capó (60 a 66 kg). Já no xadrez individual masculino, o estudante Cezar Augusto, do Campus Campo Grande, alcançou a primeira colocação.

Na competição de natação, o destaque foi a estudante do IFMS Taynara Costa, medalhista de ouro nas provas de 50m borboleta, 100m borboleta e 100m medley; o atleta Nathan Silva conquistou o ouro na prova dos 100m medley masculino.

JIF - Todos estes atletas e equipes irão representar a região Centro-oeste em Poços de Caldas-MG, na disputa da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), promovidos pelo Instituto Federal de Sul de Minas (IFSuldeminas), de 3 a 8 de outubro.

Os resultados completos e fotos do evento estão disponíveis na Página dos Jogos dos Institutos Federais

registrado em: , ,