Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS firma parcerias para solucionar problemas do setor produtivo

Demandas locais

IFMS firma parcerias para solucionar problemas do setor produtivo

Projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica são desenvolvidos pelo Instituto Federal em parceria com instituições demandantes em cinco municípios.
por Cleyton Lutz publicado: 20/09/2018 09h58 última modificação: 20/09/2018 09h58

Parcerias firmadas entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o setor produtivo têm permitido o desenvolvimento de projetos para a solução de problemas reais de empresas e da sociedade. São pesquisas que têm como foco a criação de produtos, processos e serviços tecnológicos, a proteção da propriedade intelectual da tecnologia e a transferência às instituições demandantes. 

Por meio do edital nº 035/2018, de Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica (Paet), foram selecionados recentemente sete projetos dos campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Naviraí e Nova Andradina que buscam contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. 

Os projetos são desenvolvidos por professores e estudantes do IFMS, que além de arcar com parte do custeio da pesquisa ainda concede bolsas bolsas aos alunos e coordenadores envolvidos. As instituições demandantes também contribuem financeiramente para a execução do projeto.

O recurso destinado pelo IFMS é para a aquisição de itens como material de consumo, componentes, peças de reposição de equipamentos, software e instalação para o desenvolvimento dos projetos.

O diretor de Empreendedorismo e Inovação do IFMS, Matheus Neivock, explica que por meio desses projetos a instituição contribui para o desenvolvimento do Estado e faz com que a pesquisa chegue ao cidadão.

“A proposta é dar propósito e aplicabilidade ao conhecimento produzido no IFMS, fazendo com que ele chegue à sociedade na forma de produto, processo ou serviço. Por meio desses projetos, é produzido algo que possa ser utilizado na prática e que melhore nossas vidas”, pontuou.

Neivock destaca ainda os benefícios da pesquisa aplicada e extensão tecnológica tanto para o IFMS quanto para as instituições demandantes.

“O IFMS demonstra sua importância como agente de transformação de realidade. Além disso, acumula indicadores positivos que são necessários para captação de recursos externos. Já a instituição demandante pode desenvolver ou aperfeiçoar seu produto, processo ou serviço com a ajuda de um parceiro qualificado e a partir de um baixo investimento”, destacou.

Projetos – Uma das propostas selecionadas trata da “Aplicação de dispositivos microcontrolados no monitoramento do armazenamento de soja em silo bag – parte 2”. A pesquisa é desenvolvida no Campus Nova Andradina desde o ano passado, quando foi selecionada no edital nº 070/2017.

Coordenado pelo professor de Física, Fernando Rodrigues da Conceição, o projeto atende a uma demanda da cooperativa Coopergrãos, sediada no município.

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema que permite avaliar a qualidade do grão armazenado em silo bag, utilizado como medida emergencial para suprir a alta demanda e que abriga grandes quantidades de soja.

A instituição demandante precisava avaliar o que acontece com o grão armazenado nesse tipo de silo, pois uma vez que a soja é armazenada a informação sobre a umidade só é possível por meio da classificação do grão. Nesse caso, amostras são coletadas de forma invasiva, podendo provocar desequilíbrio e comprometer a qualidade do produto.

A ideia é auxiliar a empresa parceira nas tomadas de decisões. "Com a construção desse sistema, que permite avaliar as condições do equilíbrio do grão, torna-se possível acompanhar periodicamente e de forma não invasiva qual é a tendência deles durante o armazenamento”, explicou Conceição. 

Atualmente, os participantes do projeto trabalham na melhoria do sistema de coleta e tratamento dos dados, e também na análise de outros parâmetros que permitirão avaliar a qualidade dos grãos armazenados.

Alimentos – Outro projeto selecionado é o que trata da “Estabilização e determinação da vida de prateleira de um creme de café saborizado com morango”, proposto pelo professor da área de Produção Alimentícia, Maiquel Santos, do Campus Coxim, e desenvolvido junto à empresa Arte Real Caffe Cremoso, do Espírito Santo.

O projeto surgiu por conta da importância da estabilização no processamento de alimentos, devido à deterioração que pode ocorrer em virtude de reações físico-químicas e bioquímicas. O grau de deterioração determina a validade dos produtos alimentícios.  A pesquisa busca determinar a vida útil do produto nas prateleiras, de modo a aumentar sua durabilidade sem a necessidade do uso de refrigeração. 

Levando-se em consideração que a produção nacional de café corresponde a um terço da mundial, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o projeto busca permitir que o consumidor tenha acesso à bebida ou a preparações culinárias à base de café de alta qualidade.

"O mercado necessita de produtos que tenham maior validade possível. No caso do café, isso depende de características sensoriais como textura, sabor, cor e aroma, sendo que cada vez mais buscam-se novas opções de preparo do produto, praticidade e, principalmente, a não conservação do café na geladeira", destacou o professor Maiquel. 

Inicialmente, será avaliada a formulação do produto para identificar oportunidades de melhoria. Depois, será feito o estudo de vida de prateleira, acompanhado de análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Os resultados poderão indicar a validade do café, o que garante segurança dos consumidores e atende à demanda da instituição parceira. 

O coordenador do projeto destaca quais os benefícios para os estudantes participarem da pesquisa aplicada e extensão tecnológica. "O estudante passa a entender como funciona uma demanda do mercado e como a empresa atua, e ainda adquire conhecimento técnico e estabelece contato com profissionais da área, tendo uma ideia real como como atuar".

Confira a lista completa de projetos selecionados no edital 035/2018:

Campus Projeto Coordenador Estudantes Instituição demandante
Aquidauana Maria – Meninas no Ambiente de Robótica e Integração Autônoma Márcia Ferreira Cristaldo Maicon Cezar Azambuja da Cunha

Maria Eduarda Azevedo Araújo
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Campo Grande Influência dos parâmetros de impressão 3D nas propriedades mecânicas dos produtos impressos Matheus Piazzalunga Neivock Luis Guilherme Quintanilha Jacintho

Lucas Lima Pereira da Silva
D3M Indústria e Comércio LTDA
Validação de protótipo de sistema de combate ao mosquito da dengue David Denner Dias Quinelato Débora Ottoni Petini

Amanda Ottoni Petini
Kanis e Mafli LTDA
Coxim Desenvolvimento de armadilha luminosa utilizando energia solar, para captura de pragas agrícolas em lavouras de soja Ramon Santos de Minas Joel Vereda de Araujo Junior Automasol Engenharia LTDA
Estabilização e determinação da vida de prateleira de um creme de café saborizado com morango Maiquel Moreira Nunes Santos Francieli Stefani Alves Ribeiro Arte Real Caffe Cremoso LTDA
Naviraí Desenvolvimento de totem de pesquisa de satisfação de clientes do Perpétua Café Brecho Caio Maqueise Alecio Pinheiro Francisco Bressa Marique Neto Atelie Perpétua Eireli
Nova Andradina Aplicação de dispositivos microcontrolados no monitoramento do armazenamento de soja em silo bag – Parte 2 Fernando Rodrigues da Conceição Maria Fernanda Almeida Oliveira

Fernando Valentino Santos
Coopergrãos Cooperativa Agropecuária Regional dos Produtores de Grãos