Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS promove ato em defesa da educação profissional

Rede Federal

IFMS promove ato em defesa da educação profissional

Na segunda-feira, 13, a partir das 11 horas, estudantes e servidores estão convidados a dar um abraço simbólico nos prédios da instituição instalados em dez municípios.
por Juliana Aragão publicado: 10/05/2019 11h18 última modificação: 10/05/2019 14h53

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove na segunda-feira, 13, um ato em defesa da educação profissional. A ação faz parte da mobilização nacional proposta pelas instituições que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica diante do bloqueio de crédito orçamentário anunciado pelo Governo Federal.

A partir das 11 horas, estudantes e servidores dos dez campi e da reitoria estão convidados a dar um abraço simbólico nos prédios do IFMS nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Conif - Nessa quinta-feira, 9, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do qual o IFMS faz parte, emitiu nota oficial para informar que tem imprimido todos os esforços para reverter o bloqueio de crédito orçamentário anunciado no dia 30 de abril pelo Governo Federal.

De acordo com o Conif, 30% do orçamento das instituições federais de ensino – cerca de R$ 900 milhões – estão bloqueados, o que representa de 37% a 42% dos recursos de custeio previstos para o funcionamento das unidades.

IFMS - Dos R$ 40 milhões previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o IFMS em 2019, quase R$ 17 milhões estão bloqueados pelo Governo Federal, de acordo com a nota oficial emitida pela instituição no último dia 3.

A medida afeta as despesas discricionárias do IFMS, o que inclui investimentos em obras e aquisição de equipamentos permanentes, além do custeio para a manutenção.

Ações - Nesta semana, o reitor Luiz Simão Staszczak esteve em Brasília (DF) para tentar reverter o bloqueio de crédito orçamentário. O tema foi pauta da 95ª Reunião Ordinária do Conif, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de maio.

Luiz Simão e os demais reitores tiveram reuniões com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, além de agendas no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e com a Frente Parlamentar dos Institutos Federais.

Nesta sexta-feira, 10, a diretoria do Conif tem reunião agendada com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em mais uma tentativa de reverter o bloqueio de crédito.

registrado em: , ,