Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS promove evento voltado à consciência negra em Três Lagoas

Extensão

IFMS promove evento voltado à consciência negra em Três Lagoas

Atividades abertas à comunidade serão realizadas até quinta-feira, 22, no campus da instituição. A programação inclui oficinas, minicursos e o 3º Concurso de Beleza Negra.
por Cleyton Lutz publicado: 20/11/2018 10h03 última modificação: 20/11/2018 10h03
Exibir carrossel de imagens Evento foi aberto com apresentações artísticas e culturais

Evento foi aberto com apresentações artísticas e culturais

O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa segunda-feira, 19, a oitava edição da Semana da Consciência Negra. Apresentações artísticas e oficinas abriram o evento, que tem como tema “130 anos de abolição - resistência e luta do povo negro no Brasil”. 

Também foram realizadas a palestra “Relevâncias e conexões sobre as formas jurídicas de racismo e de injúria discriminatória para a sociedade de riscos contemporânea”, ministrada pelo docente de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Cláudio Ribeiro Lopes, e uma roda de conversa com o tema “130 anos de abolição: todo camburão tem um pouco de navio negreiro”. 

A Semana da Consciência Negra segue até quinta-feira, 22, no campus do IFMS em Três Lagoas (Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras). As atividades são abertas à comunidade.

O coordenador do evento, Guilherme Tommaselli, professor de Sociologia, explica que a Semana é resultado de outras ações voltadas à diversidade étnico-racial desenvolvidas no campus. “Contamos com projeto de pesquisa, grupo de estudos e projeto de extensão destinados a debater a temática. Dessa forma, o evento representa a união de todos os trabalhos que promovemos durante o ano”. 

Tomaselli destaca também a consolidação do evento junto à comunidade do campus. “Depois de oito anos de trabalho, vemos que os nossos estudantes já têm uma identidade afro muito bem desenvolvida. Não é exceção encontrarmos alunos com cabelo black power ou tranças nagô. Essa estética africana pode ser considerada fruto do que fazemos, mostrando impacto positivo junto aos estudantes”. 

Programação – Entre as atividades previstas até o final do evento estão exibição de filmes, rodas de conversa e o 3º Concurso de Beleza Negra, que reúne estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, tanto do IFMS quanto de outras escolas. Com 26 inscritos, o concurso será realizado nesta terça-feira, 20, a partir das 13 horas. 

Também ocorrerão oficinas e minicursos abordando temas como etnomatemática, dança afro, cinema negro, música negra e história do povo negro no Brasil. Algumas atividades necessitam de inscrição.

A programação completa da Semana pode ser conferida na página do evento

Auxílio – A Semana da Consciência Negra do Campus Três Lagoas recebe apoio institucional por meio do edital nº 020/2018, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS, destinado à seleção de propostas para viabilização de auxílio financeiro visando a realização de eventos de caráter extensionista nos campi da instituição. 

O projeto de extensão “Malungos de Zumbi e Dandara”, voltado à formação básica para a educação das relações étnico-raciais na Escola Municipal Olyntho Mancini, a partir do currículo escolar e da etnomatemática, também recebe auxílio institucional por meio do edital nº 010/2018. O projeto é coordenado pelo professor de História, Gilmar Pereira.