Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS realiza Dia de Campo voltado à piscicultura

Coxim

IFMS realiza Dia de Campo voltado à piscicultura

Atividade, destinada a produtores de pescado e demais interessados, será realizada nesta quinta-feira, 18, no Campus Coxim, a partir das 19 horas.
por Cleyton Lutz publicado: 18/10/2018 10h26 última modificação: 18/10/2018 11h56
IFMS

Com o objetivo de incentivar a piscicultura, o Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove nesta quinta-feira, 18, a partir das 19 horas, o Dia de Campo do projeto de extensão “Criação de pintados em sistema de recirculação”, voltado a produtores e demais interessados. 

A atividade será realizada no campus do IFMS, que fica na Rua Salime Tanure, s/nº, Santa Tereza. A participação é gratuita. As inscrições serão feitas no local, por isso os interessados deverão comparecer 15 minutos antes.

O Dia de Campo contará com as palestras “Sistemas de recirculação com criação de pintados no modelo IFMS” e “Qualidade da água em sistemas de recirculação”, que serão ministradas pelos acadêmicos Aderbal Cabral Júnior e Rafael Ferreira, respectivamente, ambos do curso de Engenharia de Pesca. Estão previstas ainda atividades práticas como captura e pesagem de peixes. 

Serão apresentadas aos participantes tecnologias simples e de baixo custo desenvolvidas em dois projetos de pesquisa do campus, que visam fornecer alternativas para a piscicultura na região do Pantanal.

“Em um dos projetos, buscamos verificar a viabilidade para a criação de pintados, e em outro monitoramos a qualidade da água, uma vez que se trata de um sistema intensivo com baixo volume de água. Dessa forma, nos concentramos no desenvolvimento dos peixes e também no monitorando da água”, explicou o coordenador das pesquisas, Odair Diemer.

Uma das preocupações no desenvolvimento das pesquisas são parâmetros básicos, como a temperatura, já que o volume de água é pequeno e ocorrem grandes oscilações climáticas no município. 

Os resultados e as formas de manejo serão mostrados seis meses após o Dia de Campo. “Os resultados já estão nos surpreendendo. Peixes que começaram com 10 gramas já estão, em média, com um quilo. Para a espécie, é um resultado bastante positivo", destacou Diemer. 

Tanto o projeto de extensão quanto os de pesquisa recebem auxílio financeiro do IFMS para que sejam desenvolvidos. As propostas foram aprovadas nos editais 010/2018, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e 027/2018, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi). 

Coxim – O campus do IFMS atende, atualmente, mais de 700 estudantes do município e região.

A unidade oferta os cursos técnicos integrados em Alimentos e Informática, além do subsequente em Aquicultura. Na graduação, as opções são o curso superior de tecnologia em Alimentos e o bacharelado em Engenharia de Pesca. Também são oferecidos cursos de qualificação profissional e a distância. 

registrado em: ,