Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos de 24 estados e do DF se inscrevem para vagas do IFMS

Sisu

Candidatos de 24 estados e do DF se inscrevem para vagas do IFMS

Mato Grosso do Sul e São Paulo são os principais locais de origens dos candidatos inscritos em cursos de graduação pelo Sisu.
por Osvaldo Sato publicado: 24/01/2019 13h51 última modificação: 24/01/2019 13h51

Entre os 1.909 candidatos inscritos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até esta quinta-feira, 24, há estudantes oriundos de 24 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal.

O estado com maior número de inscrições é Mato Grosso do Sul, com 1.245 candidaturas. Na sequência, do estado de São Paulo provém 352 candidatos. Do Paraná são 61 interessados nas vagas, com destaque ainda para os estados de Minas Gerais (54), Pará (33) e Rio de Janeiro (25).

Quadro de origem das inscrições

Estado Número de candidatos
Mato Grosso do Sul 1245
São Paulo 352
Paraná 61
Minas Gerais 54
Pará 33
Rio de Janeiro 25

Foram registradas inscrições de candidatos de todas as demais unidades federativas do país, com exceção dos estados de Alagoas e Roraima.

Inscrições - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está com inscrições abertas no período de 22 a 25 de janeiro.

Os interessados devem se inscrever pela Página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até a próxima sexta-feira, 25.

Podem concorrer às vagas aqueles que prestaram a edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota acima de zero na redação e em todas as áreas do conhecimento.

O edital nº 084/2018, com todas as regras do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção do IFMS. São oferecidas mil vagas em 17 cursos de graduação em dez municípios de Mato Grosso do Sul.

Nota de corte - Conforme nota oficial do Ministério da Educação (MEC), diferente de anos anteriores, quando a nota de corte foi divulgada sempre à meia-noite, neste ano serão até cinco horários: 7h, 12h, 17h30, 20h e 24h, esta última divulgada até a quinta-feira, 24.

Assim, os candidatos terão a atualização da nota de corte às 20 horas, no dia 25, como último parâmetro para escolha de cursos, que deverá ser feita até a meia-noite deste mesmo dia.

Com as cinco atualizações diárias na nota de corte, os candidatos podem monitorar sua posição no curso escolhido e assim aumentar suas chances de aprovação.

Concorrência - Os cursos que registra, até esta quinta-feira, a maior concorrência são: Arquitetura e Urbanismo, com 5,9 candidatos/vaga; Sistemas para Internet (Campo Grande) e Engenharia Civil (Aquidauana), com 3,6 candidatos por vaga.

Quadro de relação candidato/vaga - atualizada em 24/01/19

Curso Campus Inscritos Candidato/Vaga
Arquitetura e Urbanismo Jardim 239 5,9
Sistemas para Internet Campo Grande 147 3,6
Engenharia Civil Aquidauana 144 3,6
Agronomia Naviraí 125 3,1
Agronomia Ponta Porã 115 2,8
Agronomia Nova Andradina 106 2,6
Engenharia de Controle e Automação Três Lagoas 104 2,6

Vagas no IFMS - Para conhecer a oferta de cursos superiores do IFMS, os interessados podem acessar a página dos Cursos de Graduação.

No quadro abaixo, estão listados os cursos e o número de vagas ofertados neste Sisu 2019/1.

Município Curso Turno Vagas
Aquidauana Bacharelado em Engenharia Civil Integral 40