Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS reformula prestação de contas de 2018

IFMS Transparente

IFMS reformula prestação de contas de 2018

Novo Relatório de Gestão segue o modelo de relato integrado, que busca facilitar compreensão dos resultados alcançados em todas as áreas da instituição
por Juliana Aragão publicado: 19/06/2019 12h31 última modificação: 08/07/2019 10h09

Facilitar a compreensão dos conceitos aplicados no processo de prestação de contas e o acesso do cidadão aos resultados alcançados. Foram esses os objetivos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) ao utilizar o modelo de relato integrado, proposto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na elaboração do Relatório de Gestão 2018.

O documento, que traz os resultados obtidos nas áreas do ensino, pesquisa e extensão no ano passado, foi publicado nesta quarta-feira, 19

Para a presidente da Comissão de Elaboração do Relatório de Gestão 2018 e pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Marcelina Maschio, o novo Relatório marca a transição para uma nova abordagem na prestação de contas.

"Além de o documento estar conciso e objetivo, com linguagem mais acessível, internamente o processo de elaboração possibilitou aos servidores envolvidos enxergar com mais clareza as conexões e a interdependência entre os macroprocessos finalísticos e de apoio. Esta integração é fruto do amadurecimento da instituição no que diz respeito ao planejamento e execução de ações", destacou Marcelina.

A reestruturação do documento, com foco nos resultados e na análise crítica, passou também pela reformulação do projeto gráfico, tornando-o visualmente mais organizado e atrativo. Organizado em sete capítulos, o Relatório de Gestão 2018 possui 135 páginas. O Relatório de Gestão 2017, por exemplo, tinha 11 capítulos e mais de 440 páginas.

Responsáveis pela nova identidade visual do documento, os programadores visuais da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Murilo Borges e Ricardo Rojas, explicam o conceito aplicado na construção do documento.

"Associamos cores específicas para cada área finalística e de apoio, de forma a contribuir com a organização mental do leitor diante da quantidade de informações existentes no Relatório. Além disso, estilizamos os gráficos, tabelas e quadros fornecidos, para tornar a leitura mais fluida e amigável. É um documento mais equilibrado entre o conteúdo disponibilizado em texto e em imagens", detalham.

"Queremos um IFMS cada vez mais transparente e cidadão e este Relatório é fundamental para isso, enquanto principal peça de prestação de contas. O documento traz de forma clara e objetiva os resultados que obtivemos e aponta, também, para os desafios e ações futuras em cada área da instituição", pontua o reitor Luiz Simão.

Resultados - O reitor Luiz Simão Staszczak destaca que o Relatório de Gestão 2018 marca o fechamento de um ciclo no IFMS, e dá início a uma nova etapa do planejamento estratégico institucional.

"Queremos um IFMS cada vez mais transparente e cidadão e este Relatório, o último referente ao Plano de Desenvolvimento Institucional do período 2014-2018, é fundamental para isso, enquanto principal peça de prestação de conta do que fazemos. O documento traz de forma clara e objetiva os resultados que obtivemos e aponta, também, para os desafios e ações futuras em cada área da instituição", pontua o reitor.

No ano de 2018, o IFMS registrou mais de 12 mil matrículas em 207 cursos de formação profissional e tecnológica de níveis médio e superior e formou 1.928 profissionais para o mundo do trabalho.

Nos indicadores de Ensino, destaque para a melhora do índice de eficiência acadêmica, que cresceu 10,7% em relação a 2017. Crescimento significativo também no atendimento a estudantes com renda de até 1,5 salários mínimos. Em 2018, 51% dos matriculados estavam nessa faixa de renda, sendo que no ano anterior o percentual era de 27,8%.

Número de alunos matriculados por renda per capita familiar

No que se refere à Pesquisa, o ano passado foi marcado por ações de popularização da ciência e da tecnologia, o que inclui a participação de mais de 790 estudantes nas feiras científicas promovidas pelos dez campi.

O Relatório mostra que, em 2018, o IFMS investiu mais de R$ 1 milhão em pesquisa, inovação, empreendedorismo e inovação, sendo que 37,2% dos recursos foram destinados a bolsas de iniciação científica.

Distribuição de recursos da Pesquisa

Na área da Extensão, o IFMS obteve resultados positivos no ano passado. O número de bolsistas de extensão, por exemplo, quase triplicou em 2018 em comparação ao ano anterior.

Histórico de bolsistas de Extensão

Destaque também para o aumento do número de convênios de estágio, uma vez que a celebração passou a ser feita pelos campi, e de Acordos de Cooperação Técnica originados em editais de fomento à pesquisa com parcerias externas.

Histórico de Convênios de Estágio

Histórico de Acordos de Cooperação Técnica

Relato Integrado - Proposto pelo TCU, por meio da Decisão Normativa nº 170/2018, o relato integrado é uma nova abordagem que busca integrar informações financeiras e não financeiras de forma concisa e abrangente. O documento deve conter elementos como estratégia, governança, desempenho e perspectivas da organização.

Criado em 2010 por uma aliança internacional, o relato integrado tem como princípios foco estratégico e orientação para o futuro, concisão, confiabilidade e coerência, entre outros. Neste modelo, o documento reúne oito elementos:

  • Visão geral organizacional e ambiente externo
  • Governança
  • Modelo de negócios
  • Riscos e oportunidades
  • Estratégia e alocação de recursos
  • Desempenho
  • Perspectiva
  • Base para apresentação

Em comparação ao modelo anterior, o relato integrado traz inovações como foco nos resultados alcançados no exercício da instituição; linguagem cidadã, simples e de fácil entendimento; e a redução significativa no tamanho dos documentos.

IFMS Transparente - A fim de promover a transparência pública, os dados que constam no Relatório de Gestão 2018 serão apresentados em reportagens publicadas no site do IFMS nos meses de junho e julho.

As reportagens da série "IFMS Transparente" abordarão de forma mais detalhada os resultados obtidos nas áreas do Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração, Infraestrutura Física e Tecnológica, Gestão de Pessoas, e Ouvidoria e Relacionamento com a Sociedade.