Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS sedia etapa regional da competição pela primeira vez

Jogos dos Institutos Federais

IFMS sedia etapa regional da competição pela primeira vez

Jogos dos Institutos Federais - etapa Centro-Oeste (JIF-CO) serão realizados em Campo Grande-MS e promovidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
publicado: 22/05/2017 07h30 última modificação: 18/07/2017 14h32
Equipe de handebol do IFMS nos jogos regionais de 2016 - Foto: Sergio Thompson/IFMT

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sediará pela primeira vez a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF-CO). As disputas ocorrem de 6 a 10 de setembro, em Campo Grande, reunindo representantes dos institutos federais localizados na região.

Segundo a diretora executiva da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Ana Gabriela Ferreira, a realização dos Jogos é uma oportunidade de intercâmbio cultural entre os estudantes, ocasião em que podem conhecer a realidade das outras instituições e perceber a dimensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

“Além disso, a prática esportiva contribui com a formação do jovem e, para a instituição, contribui como política de permanência e êxito dos estudantes”, destacou.

São esperados na capital sul-mato-grossense cerca de 600 atletas do IFMS e dos institutos federais de Mato Grosso (IFMT), Goiano (IFGoiano), de Goiás (IFG) e de Brasília (IFB). Eles competirão em 11 modalidades, sendo sete coletivas e quatro individuais: basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de areia, xadrez, atletismo, judô, natação e tênis de mesa.

A programação completa e os locais de disputa ainda estão sendo definidos. O público poderá acompanhar gratuitamente a competição.

Os participantes desta etapa regional disputam a classificação para a fase nacional dos JIFs que, neste ano, será promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), em outubro, na cidade de Poços de Caldas (MG).

JIFMS - Pela primeira vez, os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) serão realizados na cidade de Dourados, de 27 a 30 de junho. A etapa é classificatória para o JIF-CO.

O diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, ressalta que a expectativa tem aumentado a cada dia, por esta ser a primeira vez que os Jogos ocorrem fora da capital do Estado. “Todos os nossos estudantes atletas e servidores envolvidos estão motivados, treinando muito, estamos ansiosos para realizarmos este evento e recebermos os colegas de outros campi”.

Participam cerca de 255 atletas dos dez campi da instituição, além de servidores membros das comissões técnicas. Os estudantes receberão auxílio para custeio de hospedagem e alimentação. “Já acertamos parceria com um hotel e restaurante, para baixarmos o custo final para os participantes”, explicou o diretor.

As disputas ocorrerão nos períodos matutino e vespertino, em seis diferentes locais de prova: Ginásio Municipal (futsal), Ginásio do Sesc (vôlei), Unigran (natação), Parque do Lago (vôlei de areia), Centro Esportivo “Jorjão” (futsal, handebol, vôlei e judô) e Douradão (atletismo, tênis de mesa e xadrez).

A cerimônia de abertura está programada para o dia 27, a partir das 19 horas, no Ginásio do Sesc (R. Toshinobu Katayama, 178), com entrada gratuita à população.

A organização geral do evento é do Campus Dourados, com supervisão da Proex.

Esta será a quarta edição dos JIFMS, sendo a primeira a ser realizada no interior do Estado. Nos últimos três anos, as competições foram realizadas em Campo Grande.

registrado em: , ,