Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS sedia reunião de dirigentes da Rede Federal

Conif

IFMS sedia reunião de dirigentes da Rede Federal

93ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) segue até quinta-feira, 14, em Campo Grande.
por Juliana Aragão publicado: 12/03/2019 13h45 última modificação: 14/03/2019 15h18

Esta é segunda vez que o IFMS sedia a reunião de dirigentes da Rede Federal - Fotos: Ascom/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sedia a partir desta terça-feira, 12, a 93ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro reúne reitores de Institutos Federais, de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) e do Colégio Pedro II.

Entre os temas que serão debatidos até quinta-feira, 14, em Campo Grande, estão a formação pedagógica em atendimento à Lei nº 12.772 - que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico -, e a proposta de parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, oportunidades como essa são importantes para ampliar a relação com outros ministérios.

"Para esta reunião, foi convidado o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que irá apresentar uma proposição para criarmos o IF Startup Day , como forma de reforçarmos a divulgação da ciência e da tecnologia", afirmou o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva.

"Para esta reunião, foi convidado o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, que irá apresentar uma proposição para que possamos trabalhar em conjunto. A ideia é criarmos o IF Startup Day como forma de reforçarmos a divulgação da ciência e da tecnologia", afirmou o dirigente.

O encontro com o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo César Alvim, está previsto para esta quarta-feira, 13, quando os dirigentes da Rede Federal também se encontram com Rodrigo da Silva e Wilson Nobre, diretores de Desenvolvimento da Rede Federal e de Articulação e Expansão da Educação Profissional, respectivamente.

A programação da 93ª Reunião Ordinária inclui ainda discussões acerca da edição 2019 da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), além de relatos e encaminhamentos das câmaras de Ensino, Gestão de Pessoas e Relações Internacionais.

Esta é a segunda vez que o IFMS sedia uma reunião do Conif, sendo que a primeira ocorreu em outubro de 2013. O reitor Luiz Simão Staszczak destaca a importância de receber os membros do Conselho.

"É a oportunidade de mostrarmos aos demais dirigentes as experiências exitosas, bem como nossas ações de ensino, pesquisa e extensão, o que vem ao encontro do trabalho realizado pelas outras instituições. Além disso, está previsto recebermos a secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, onde pretendemos reforçar ainda mais a atuação conjunta das redes estadual e federal de ensino", pontou o reitor.

Durante a 93ª Reunião Ordinária, serão apresentados os resultados de pesquisas desenvolvidas na área de Alimentos pelo IFMS. Além disso, os dirigentes visitarão as salas modulares e a usina de energia solar inaugurada em dezembro do ano passado no Campus Campo Grande.

Pró-reitores de Ensino estão reunidos para debater o futuro da educação profissional - Fotos: Ascom/IFMS

Fórum de Ensino - Paralelamente à reunião do Conif, é realizada em Campo Grande a primeira reunião de 2019 do Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE), que reúne os pró-reitores da área na Rede Federal.

Entre os temas que serão abordados, a coordenadora do Fórum, Maria Lucilene Acácio, pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Acre (Ifac), destaca a revisão da Resolução nº 6/2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

"É uma minuta que traz mudanças significativas para a educação profissional. Em 2018, nós publicamos as Diretrizes Indutoras para o Ensino Médio Integrado na Rede Federal e a nova resolução traz alguns elementos que inviabilizam o trabalho que a Rede Federal faz com excelência. Nossa defesa é pelo ensino médio integrado", defendeu Maria Lucilene.

O pró-reitor de Ensino do IFMS, Delmir Felipe, lembra que o Fórum também é a oportunidade para apresentar resultados e planejar ações futuras na área de ensino.

"Durante o encontro, grupos de trabalho como os da educação superior, ensino médio e inclusão, apresentarão os resultados dos trabalhos realizados no ano passado e irão propor o plano de atividades para 2019. Esperamos que o fórum seja bastante proveitoso", concluiu o pró-reitor.

Conif - Responsável por dar suporte, orientar e respaldar a Rede Federal, o Conselho tem como atribuições discutir, propor e promover políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

É formado por 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Atualmente, são mais de 600 unidades em todo o país.

Além de desenvolver estudos e projetos, por meio de congressos, conferências, seminários e encontros, o Conif incentiva o intercâmbio de informações e experiências na Rede Federal e com outras instituições nacionais e estrangeiras, e executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada.

Mais informações estão disponíveis na página do Conif.

registrado em: , ,