Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS tem primeiro trabalho de conclusão de curso em Libras

Coxim

IFMS tem primeiro trabalho de conclusão de curso em Libras

Estudante do Campus Coxim desenvolveu TCC que cria um vocabulário de termos da área de informática na Linguagem Brasileira de Sinais.
por Osvaldo Sato publicado: 11/07/2017 15h09 última modificação: 24/10/2017 14h44
João Paulo é o primeiro estudante a apresentar o TCC em Libras - Foto: Campus Coxim

João Paulo é o primeiro estudante a apresentar o TCC em Libras - Foto: Campus Coxim

O estudante do Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), João Paulo Francisco de Azevedo, realizou na última terça-feira, 4, a primeira apresentação de trabalho de conclusão de curso em Língua Brasileira de Sinais (Libras) da instituição.

No trabalho "Vocabulário de Informática em Libras", de conclusão do curso técnico integrado em Informática, João Paulo, que é surdo, pôde aliar o conhecimento adquirido no IFMS à sua experiência pessoal.

Ele destaca os desafios enfrentados por ser surdo em uma classe de ouvintes. “Percebi que teria que superar as barreiras, principalmente a da comunicação”, apontou o estudante, que afirmou ter se emocionado em sua apresentação de TCC.

“Quero mostrar a outros alunos surdos que somos todos iguais e capazes, pois com esforço podemos superar as barreiras, principalmente o preconceito, e efetivar a inclusão”, continuou.

As intérpretes do estudante durante a realização do curso foram Aline Oliveira e Eva Silva. A última acompanhou-o durante a apresentação do TCC e afirmou que isso demonstra que estudantes surdos possuem capacidade de realizar qualquer curso regular da instituição.

“Nosso campus está aberto para receber alunos portadores de deficiências, para que todos tenham a oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, destacou a intérprete.

João Paulo irá continuar os estudos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde foi aprovado na seleção para a Licenciatura em Letras/Libras.

TCC - O estudante desenvolveu um glossário de sinais dos termos técnicos de conteúdos abordados durante o curso, como linguagem de programação, desenvolvimento web, banco de dados e engenharia de software.

O trabalho de conclusão de curso foi orientado pelo professor Tony Santos, na área de informática, com coorientação do docente Carlos Terrazas, na área de Libras.

Segundo Tony, o conhecimento pessoal do problema, da parte do estudante, foi fundamental para sua motivação e resultados apresentados. “O João é um aluno muito esforçado, durante a orientação sempre foi muito pró-ativo, na escolha do seu tema, na frequência nas reuniões para a elaboração do trabalho”.

O coorientador também destacou a importância do TCC. “Os termos técnicos na área de informática são, em sua maioria, no idioma inglês, o que aumenta ainda mais a dificuldade para alunos surdos entenderem seu significado, ampliando o valor do trabalho apresentado pelo estudante”, ressaltou Terrazas.

Curso - O técnico integrado em Informática é ofertado no Campus Coxim e em outros sete campi da instituição. Possui duração de sete semestres.

O profissional formado desenvolve programas de computador e está apto a utilizar, manter e testar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados.

Suas possibilidades de atuação incluem instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.

Novas vagas em cursos técnicos integrados do IFMS para ingresso em 2018 serão ofertadas pelo Exame de Seleção, cujas inscrições devem ter início em setembro.