Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS terá espaço destinado à inclusão digital em Dourados

Tecnologia Social

IFMS terá espaço destinado à inclusão digital em Dourados

Unidade receberá o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Mato Grosso do Sul. Espaço será utilizado para reparos em equipamentos eletrônicos e oferta de cursos na área.
por Cleyton Lutz publicado: 23/09/2019 09h00 última modificação: 25/09/2019 10h20

Laboratório de Informática do Campus DouradosLaboratórios serão adaptados para funcionarem como espaços para recondicionamento de computadores - Foto: Divulgação

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) terá o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do estado. A iniciativa faz parte do programa "Computadores para Inclusão", desenvolvido em parceria firmada como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

Os centros são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos destinados à revitalização de pontos de inclusão digital. Os CRC também são utilizados para a realização de cursos e oficinas, visando à formação cidadã e profissionalizante de jovens em situação de vulnerabilidade social. 

O aporte previsto é de R$ 1,373 milhão, para custeio de bolsas, equipamentos e prestação de serviços.

Desde o final de agosto já são ofertados cursos para jovens em situação de vulnerabilidade social. Também está prevista a disponibilização de dois laboratórios no Campus Dourados, que serão adaptados e em breve funcionarão como espaço para o recondicionamento dos computadores.  

“Atualmente, muito se discute sobre tecnologias sustentáveis. Nesse sentindo, considerando uma das vocações do campus, começamos a buscar soluções que aliam a tecnologia a processo mais sustentáveis”, explica o coordenador do CRC de Dourados e professor de Informática, Evandro Falleiros.

As ações do centro envolverão de 12 servidores e dez estudantes, inclusive com a concessão de bolsas. Outros alunos contribuirão indiretamente no CRC. Participam da iniciativa matriculados no curso técnico integrado em Informática para Internet, na graduação em Jogos Digitais e no curso técnico em Administração, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

“O público-alvo são os jovens em situação de vulnerabilidade social, com 50% das vagas reservadas ao público feminino. Os cursos oferecidos são de curta duração e buscam aliar tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo social”, informa o coordenador do CRC em MS, Evandro Falleiros.

Atendimento  No plano de trabalho firmado junto ao MCTIC, o CRC apresentou como meta a formação de 800 jovens e o recondicionamento de 1.250 computadores. Para as turmas em andamento, as aulas são realizadas provisoriamente na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).  

“O público-alvo são os jovens em situação de vulnerabilidade social, com 50% das vagas reservadas ao público feminino. Os cursos oferecidos são de curta duração, com 60 horas, sempre compostos de cinco disciplinas de 12 horas, buscando aliar tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo social”, informa Falleiros. 

Já os computadores recondicionados serão destinados inicialmente aos pontos de inclusão digital de Dourados. Algumas demandas para doação também serão encaminhadas pelo MCTIC. 

Segundo Falleiros, outras parcerias estão em vista. “Iniciamos um contato com a Prefeitura Municipal e com a Câmara de Vereadores de Dourados para que façamos o recondicionamento dos computadores da rede municipal de ensino, mais especificamente das salas de tecnologia das escolas municipais”. 

Centros – Além de Mato Grosso do Sul, atualmente há CRC instalados nos estados do Ceará, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal. Os centros também atendem às regiões do entorno dos municípios onde funcionam.

Ao final do processo de recondicionamento, os centros promovem ainda o descarte dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos de forma ambientalmente correta, por meio de empresas certificadas, de acordo com a legislação referente às políticas nacionais de resíduos sólidos e meio ambiente

Mais informações sobre o "Computadores para Inclusão" do MCTIC – incluindo dados sobre pontos de inclusão digital, computadores doados aos centros e jovens formados – podem ser consultadas na página do CRC.

registrado em: , ,