Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para cursos subsequentes e Proeja seguem até janeiro

Ensino técnico

Inscrições para cursos subsequentes e Proeja seguem até janeiro

Ofertados de maneira presencial e a distância, cursos do IFMS ocorrem em nove municípios. Inscrições devem ser feitas até 13 de janeiro.
por Cleyton Lutz publicado: 10/12/2019 14h08 última modificação: 10/12/2019 14h10

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até 13 de janeiro as inscrições para os cursos técnicos subsequentes e integrados, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). São ofertadas 480 vagas no ensino presencial e a distância, em nove municípios, com ingresso no primeiro semestre de 2020.  

Por meio do edital nº 071/2019 são disponibilizadas 280 vagas em cursos técnicos subsequentes, destinadas àqueles que tenham ensino médio completo. O curso de Administração é realizado a distância com encontros presenciais em Itaporã, Fátima do Sul e Vicentina. Os demais cursos são presencias, com vagas em Naviraí (Agricultura e Informática para Internet), Nova Andradina (Zootecnia) e Ponta Porã (Agricultura). 

Já o edital nº 072/2019 oferece 200 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Proeja. Para concorrer é preciso ter pelo menos 18 anos e ensino fundamental completo. 

No ensino integrado, o estudante cursa as disciplinas do ensino médio de forma articulada às da área técnica. As opções são Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí). Todos são presenciais. 

Inscrições - Devem ser feitas exclusivamente pela internet, na Página do Candidato da Central de Seleção. O interessado em participar que não tiver acesso à internet pode procurar as unidades do IFMS nos locais e horários indicados no Anexo III dos editais. 

Os candidatos às vagas dos cursos técnicos Proeja deverão participar também de uma reunião presencial para confirmação de interesse, marcada para 24 de janeiro, no campus onde a vaga é ofertada.  

Cotas - No ato da inscrição, o candidato pode optar por ser beneficiário das Ações Afirmativas (cotas). Podem concorrer como cotistas aqueles que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou todo o ensino médio (cursos técnicos subsequentes) na rede pública.  

Metade das vagas ofertadas é reservada aos cotistas. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência. 

Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, no dia 27 de janeiro, em Campo Grande. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado dia seguinte. 

A classificação final e a primeira chamada serão publicadas no dia 31 do mesmo mês, com matrículas em 3 e 4 de fevereiro. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Vagas 

Cursos técnicos integrados (Proeja) presenciais
Município Curso Vagas Duração
Corumbá Manutenção e Suporte em Informática 40 3 anos
Dourados Administração 80 3 anos
Naviraí Manutenção e Suporte em Informática 40 2 anos
Três Lagoas Administração 40 3 anos
Cursos técnicos subsequentes presenciais
Naviraí Agricultura 40 1 ano e meio
Informática para Internet 40 1 ano e meio
Nova Andradina Zootecnia 40 1 ano e meio
Ponta Porã Agricultura 40 2 anos
Cursos técnicos subsequentes a distância (EAD)
Itaporã Administração 40 2 anos
Fátima do Sul Administração 40 2 anos
Vicentina Administração 40 2 anos