Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições em cursos técnicos integrados terminam no dia 3 de novembro

EXAME DE SELEÇÃO 2018

Inscrições em cursos técnicos integrados terminam no dia 3 de novembro

São oferecidas 1.390 vagas para nove opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios. O candidato deve ter o ensino fundamental completo.
por Juliana Aragão publicado: 23/10/2017 08h08 última modificação: 30/10/2017 06h51
IFMS

Termina no dia 3 de novembro o prazo de inscrições no Exame de Seleção 2018, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). São oferecidas 1.390 vagas nos dez municípios onde a instituição tem campus.

O IFMS oferece nove opções de cursos: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, com vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O candidato deve ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para dezembro, e o CPF em seu nome, já que o número deve ser informado no ato da inscrição.

Nessa modalidade, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas do curso técnico ao mesmo tempo. Depois de formado, pode ingressar em uma universidade ou tentar uma vaga no mercado de trabalho.

Inscrições – Devem ser feitas na Central de Seleção do IFMS, onde também está disponível o edital de abertura do processo seletivo. O interessado deve se inscrever na Página do Candidato.

Este ano, foi disponibilizado um vídeo com o passo-a-passo da inscrição. Confira:

A taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00, deve ser paga até 6 de novembro. Esse prazo também vale para os candidatos que tiverem o pedido de isenção da taxa negado. Os nomes dos beneficiados com a gratuidade da inscrição serão divulgados nesta sexta-feira, 27.

As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2018.

Dúvidas devem ser encaminhadas para .

Ação afirmativa (cotas) – Metade das vagas é reservada a quem estudou todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Nesse caso, o candidato deverá informar no ato da inscrição que “estudou todos os anos em escola pública”. Para mais informações sobre o assunto, o interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital.

No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa dos cursos e vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Prova – Está marcada para o dia 19 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus.

O candidato deverá responder 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Para saber o que cai na prova, confira o conteúdo programático.

O gabarito deverá ser divulgado no dia 20 de novembro. A previsão é que o resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 12 de dezembro.

As aulas terão início no primeiro semestre do ano letivo de 2018.

Vagas ofertadas

Técnico em Informática Matutino 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino 80